Pular para o conteúdo principal

PEÇA DE TEATRO: Uma ciranda no bosque

Autor: Francisco Martins Silva

PEÇA DE TEATROUma ciranda no bosque

A peça de teatro Uma ciranda no bosque retrata as aventuras, as belezas e o verdadeiro sentido que as espécies vegetais de matas nativas, plantas e flores representam em meio à natureza, e a contribuição salutar que dão ao meio ambiente e também a nós, humanos. Retrata também a necessidade que as mesmas tem de serem cuidadas com zelo e com amor para que assim se evite a poluição, a degradação e a extinção das espécies vegetais. Traz no contexto a finalidade de dar a conhecer a identidade e o valor de algumas espécies buscando despertar por meio da exposição do bosque, a consciência e o compromisso com a preservação da natureza usando a dinâmica da ciranda como forma de união, partilha de conhecimentos e informações buscando contribuir com a cultura da paz e do amor pela natureza.




UMA CIRANDA NO BOSQUE

Gênero: drama
Personagens: 12
Por Francisco Martins Silva
Uruçuí-PIAUÍ
2017


 PERSONAGENS

Iris
Narciso
Carvalho
Cedro
Acácia
Ipê
Juazeiro
Mandacaru
Cravo
Lírio
Margarida
Orquídea



ÉPOCA: Primeira metade do século XXI
LUGAR: Em um bosque em meio à natureza






 PRIMEIRO ATO


 [Num cenário que representa um bosque, alguns dos personagens encontram-se em círculo e cada um usando um traje que o identifique a uma planta, flor ou árvore da qual seu personagem recebe o nome e a quem esteja representando. Logo aproximam-se Narciso e Iris, embora estes dois personagens também recebam nomes de flores, entram naturalmente como pessoas humana]


CENA I

 NARRADOR:
 (Voz pausada e grave. Fundo musical)
– A natureza sempre e sempre nos comove. Ela é arte sagrada, criada e abençoada pelo Deus da criação. É um mosaico de florestas, matas, de verdes, muitos verdes, de flores, de solo, de águas e do ar.
Os animais, as aves e as plantas são seus filhos amados.
A exemplo de tudo isso é o que vemos de mais colorido, vivo e belo, é o bosque a quem temos o prazer de neste momento contemplá-lo.

(O narrador silencia. Pausa o fundo musical)

NARCISO:
 (Surpreso e admirado).
- Veja Iris, que lindo bosque!

IRIS:
(Comovida)
 - Nossa, que encanto de lugar!

CARVALHO:
(Em tom delicado e gesto acolhedor).
- Como se chama, menina? Que fazes aqui?

IRIS:
- Sou Iris, vim passear no bosque.

CARVALHO:
- Seja bem-vinda ao nosso habitat. O seu nome é Iris, nome de uma flor. Eu sou o Carvalho, uma das árvores mais antigas deste bosque. E este seu amigo, quem é ele?

NARCISO:
 - Eu sou Narciso, também fui batizado com o nome de uma flor.

CEDRO:
 (Envolvendo-se no diálogo).
- O Carvalho é nativo do hemisfério norte, seus frutos chamam-se bolotas ou landes, já eu, o Cedro, sou uma árvore de conífera lá das regiões mediterrâneas, necessito de luz solar e muita água, pois sem esses bens não consigo sobreviver.

IRIS:
- Nossa, estou encantada!

ACÁCIA:
(Em tom de lamento e busca de ajuda).
- A nossa Mata Atlântica e a nossa Amazônia estão sempre sendo devastadas, e eu, a Acácia, estou sendo ameaçada de extinção. Peço e imploro que cuidem de mim.

NARCISO:
- Sim, podemos cuidar. Vamos nos comprometermos com isso.

IPÊ:
- O nosso bosque deve ser preservado pra manter toda essa luz, beleza e história, e eu, o Ipê, recebo este nome por lembrar os povos indígenas que me utilizam para fazerem os arcos de flechas.

JUAZEIRO:
- E eu, o Juazeiro, que sirvo para tanta coisa boa! Sirvo para fazer geleia, sabão, alimentar o gado, pra produzir creme dental e limpar os dentes, principalmente das criancinhas, Adoro ser útil.

MANDACARU:
- Eu, o Mandacaru, sou nativo do Brasil, bem do semiárido do Nordeste. Tenho resistido às grandes temperaturas. Sou adaptado a viver em ambiente de clima seco e com pouca água, mas, meus amigos aqui não; eles precisam de muita ajuda.

CARVALHO:
- É por isso que nosso bosque precisa da atenção especial de vocês.

IRIS:
- Sim, depois de todas essas informações, fiquei comovida. Esse bosque é lindo, tem muita vida aqui.

NARCISO:
- Vamos nos unirmos para zelar e proteger todos vocês e mantermos este bosque sempre vivo e sempre belo.

CARVALHO:
- Este bosque é um lugar encantado de muitas cores, fragrâncias, perfumes e flores. Tem o Cravo que além de belo e exuberante é usado como fins medicinais e na culinária, deixando comidas, lanche e doces bem mais saborosos.

CRAVO:
- Fico nos doces pra não deixar as formigas se aproximarem.

CEDRO:
- Tem os lírios, considerados os reis das flores, muitas vezes usados como buquê pelas noivas. Tem fragrância agradável.

LÍRIO:
- Minha fragrância é utilizada até como perfume pra cativar os jovens enamorados.

CARVALHO:
- Tem a Margarida, bela flor que representa a inocência, a pureza, a paz, o afeto e a bondade.

MARGARIDA:
- Sou considerada a flor das donzelas. Adoro um beijo de um beija-flor.

ORQUÍDEA:
- Eu sou a Orquídea, faço parte de uma das maiores famílias de plantas existentes. Nós apresentamos muitas e variadas formas, tamanhos e cores e estamos presentes nos continentes da Ásia, da África, da Europa e Oceania.

(Todos em ciranda, em movimento circular embalados por um fundo musical olham-se uns aos outros, sorrindo e contemplando-se uns aos outros fazem gestos de reverência à natureza e ao Deus da criação).

NARRADOR:
(Em tom pacífico e solene)
 - Todos reunidos em ciranda a manifestarem emoção e alegria ouvem os discursos de amor e apelo pela natureza e pelo bosque.

CARVALHO:
 (em discurso num tom de enaltecer a existência do bosque)
- Bendito seja o nosso bosque. Amado e cultivado seja este mosaico de belezas da natureza. Que cada árvore nativa, cada planta, cada flor... seja respeitada, tratada com zelo e amor. Que todas as aves, passarinhos e beija-flores sintam-se acolhidos no aconchego deste habitat. Que as águas, o solo, o ar e todas as espécies vegetais, animais e minerais deste bosque vivam na plenitude do amor.

IRIS:
 (em discurso selando o compromisso com o bosque)
- Precisamos com urgência e com dedicação cuidar deste lindo bosque; vocês aqui, todas as árvores, plantas e flores dão enorme contribuição ao meio ambiente: trazendo sombras, fragrâncias e purificando o ar. Produzindo os frutos e legumes que servem para alimentação e remédios medicinais contribuindo com a saúde e o bem-estar de todos. Por isso temos compromisso de cuidar do bosque e nunca deixá-lo ser destruído e nem suas espécies de plantas e árvores nativas serem ameaçadas de extinção. 

TODOS:
(Todos de mãos dadas declamam um breve poema em dedicação à natureza e ao bosque)

Somos filhos da natureza,
Somos do bosque, a quem amamos com dedicação
Somos seus amigos e protetores,
Somos eternos amantes deste habitat, espaço de flores, árvores e animais,
Somos gratos por toda sua forma de vida,
Pelas árvores, pela purificação do ar e pelos frutos,
Somos admiradores de suas riquezas naturais.

(Todos fazem reverência ao público e fecham-se as cortinas)


FIM

































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Francisco Martins - homenagem nos desfiles de 7 de setembro/2023

Francisco Martins recebe homenagem da Secretaria Municipal de Educação de Uruçuí/PI tendo sua vida e obras literárias nos desfiles de 7 de setembro representadas pela escola Genésia Neiva Damaceno. Francisco Martins Silva , é um professor, escritor e poeta. Autor de diversas obras literárias, agraciado com valiosos prêmios e títulos concedido por renomadas instituições culturais e acadêmicas, e é membro de várias Academias de Letras, de Ciências e Artes. Entre seus livros já publicados destacamos: Um tributo à natureza; Companhia das Artes ; Inspirações ; São Félix de Balsas – memórias de minha terra ; O Desdobrar da Educação Pública no Brasil – breves relatos ; Cir andas Poéticas ; Ciranda dos Contos; Poesia e Teatro: expressões divinas da arte; o conto: A Barca; e as peças de teatro: A Senhora dos Livros, e, Uma Ciranda no Bosque ; e a crônica: Um abraço ao Lago das Águas Claras. Entre prêmios e títulos que recebeu destacamos: Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes; C

PERFIL BIOGRÁFICO

BIOGRAFIA Francisco Martins Silva – Professor, escritor e poeta Data de nascimento: 10 de dezembro de 1974, São Félix de Balsas – Maranhão. Filho de Manoel Pereira de Silva e Eliza Martins Reis. Em 1979, aos quatro anos de idade muda-se para Uruçuí -PI. - Estuda a 1ª série do primário na Unidade Escolar Cícero Coelho em Uruçuí em 1981. - Em 1982 retorna a São Félix de Balsas – MA onde deu continuidade   e concluiu   todo o ensino fundamental na Unidade Integrada Henrique Martins. -De   1990 a 1992 cursou o ensino médio (curso científico) no Centro de Ensino de 2º Grau Rosário de Maria Nina Costa em São Raimundo das Mangabeiras – Maranhão. - Em 1993 retorna a São Félix de Balsas – MA e cursa o magistério na Escola Normal Tonico Martins. - Em 1994 como professor contratado ministra aulas de Geografia na Unidade Integrada Henrique Martins em São Félix de Balsas - MA. - Em 1995 ainda em São Félix de Balsas p

Barão Paladino de Blekinge

Professor, escritor e poeta Francisco Martins Silva recebe Título de Barão Paladino de Blekinge em evento promovido e concedido pela Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia, em 10 de dezembro de 2022. Honra e gratidão por receber o Título de Barão Paladino de Blekinge, Título concedido pela Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia. Gratidão a Dom Iguaci Luiz de Gouveia, Príncipe e Arquiduque Chefe de Nome e Armas da Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia, uma Dinastia Memorial em Exílio , que visa exclusivamente à preservação das tradições dos povos Godos, Visigodos e Ostrogodos, que faz parte da Jurisdição do território memorial e histórico da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, que tem como chefe Dinástico e Soberano, Sua Majestade Imperial e Real Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho;  e que nesta oportunidade tem me ind