Pular para o conteúdo principal

Ciranda das luzes (monólogo)

Ciranda das luzes (monólogo). Conto Poético 
Projeto: Companhia Teatro e Poesia 
Por Francisco Martins Silva 

Ciranda das luzes é um monólogo que a partir de sua forma literária como um conto poético, relata a mensagem abordada pela personagem por meio da qual expõe de forma clara e emocionante sua sensibilidade humana e espiritual, seus sonhos, desejos, e a busca pela descoberta dos dons e do sentido da vida, buscando envolver o leitor no mundo imaginário, de ideias e emoções, relatando por meio de um sonho o que um ser tão sonhador e apaixonado pela vida é capaz de manifestar.

 

 

 

Ciranda das luzes – Teatro

Gênero – Drama

Personagem – 1

Uruçuí – Piauí

2021

Época – período vigente

Lugar – cenário adaptado com cortinas e boa iluminação

 

 

Personagem - Aeron

 

 

                                                       CENA 1

[Num cenário que representa um palco de teatro o interprete a recitar o monólogo poético com clareza e emoção]

 

INTÉRPRETE

(Em tom suave, expressivo e a manifestar emoção)

 

Enquanto eu crescia sentia algum dom em mim;

Quando dormia, sonhava;

Às vezes quando acordava, ainda continuava a sonhar;

Percebi que estes sonhos me davam algum sinal, tinham algo a me ensinar e como se fossem luzes a me guiar.

De vez em quando me sentia confuso, inquieto e até me sentia incompleto.

Resolvi buscar desvendar estes mistérios.

Em busca de soluções resolvi dialogar com todas as formas de vida. Ah, a natureza que o diga!

Só o Deus de toda a criação sabe e entende.

E em meio a um turbilhão de ideias, de dúvidas, de perguntas a Deus e a mim mesmo,

Achava graça até de mim!

Assumi isso como um ofício,

Assumi esta missão até o fim.

E parti para esta grande jornada.

Fui ao jardim tentar saber com as flores o que eram os dons, o que era viver...

Delas só conheci suas belezas e fragrâncias.

Esperei chegar o anoitecer, e me concentrei diante da lua em busca de alguma explicação.

Dela só consegui usufruir da claridade que ela me envolvia na noite.

Então não desisti. Esperei o dia amanhecer e vi o sol nascer, e ele só me confirmou sua luz.

Corri até o lago, olhei para as águas tentando conseguir alguma resposta,

E o reflexo de suas águas só me mostraram minha face refletida nas águas do lago.

Olhei então para uns pássaros que sobrevoavam e eles cantaram para mim.

Retornei o caminho de volta para o meu lar,

E comecei a entender que a natureza é cheia de vida toda inebriada de dons, atributos e missões, e não só de humanos.

Já cansado, exausto, deitei-me embaixo de uma árvore.

Peguei no sono, e logo voltei a sonhar, um sonho diferente, cheio de luzes, magias e visões.

E assim, de repente uma luz surgia do universo,

Explodindo em forma de várias bolhas de luzes por todos os cantos.

Elas traziam plenitude, todos os tipos de riquezas, dons, talentos, tudo de belo e divino que se possa imaginar!

Cada uma daquelas luzes tinha pitadas de amor, muita esperança e fé para todos os gostos.

Elas faziam uma ciranda ao meu redor;

Cada uma a se oferecer para mim.

Confesso que fiquei perplexo, meio zonzo no começo.

E de imediato sem pensar duas vezes aceitei todas aquelas luzes de uma só vez.

Senti-me pleno, divino, cheio de graça e de virtudes.

Pensei então o que fazer com todas aquelas riquezas, atributos...

Resolvi planejar-me, pôr meu juízo no lugar, pôr os planos em ação.

Entendi que tudo aquilo era demais só para mim.

Resolvi compartilhar com outras pessoas e até com outras vidas: com os pássaros, plantas, animais...

Tinha uma abundância de riquezas para compartilhar com todos os seres, todas as formas de vidas.

E quando tudo já estava arquitetado,

E que eu já me sentia pronto para pôr em prática todas aquelas virtudes,

O sono acabou,

Vi-me acordar, o sonhou findou.

Mas acordei daquele sonho consciente de que eu já não era mais a mesma pessoa.

O mundo então me esperava para uma jornada de vida melhor a partir desta comovente história e deste belo sonho.

 

(O intérprete reverencia o público, as cortinas se fecham)

FIM

 

PERFIL BIOGRÁFICO DO AUTOR

Francisco Martins Silva, professor, escritor e poeta. De São Félix de Balsas/MA. Reside em Uruçuí/Piauí. Produz contos, poemas, crônicas, ensaios e peças teatrais. Criador do Projeto Cirandas para Gostar de Ler, Acervo Cultural São Félix de Balsas e Companhia Teatro e Poesia. Tem participação em centenas de antologias por várias editoras. Membro das Academias de Letras: Litteraria Academiae Lima Barreto/Rio de Janeiro; Academia Luminescência Brasileira (ALUBRA) de Araraquara - SP; Academia de Letras e Artes de Fortaleza - CE; Academia Mundial de Cultura e Literatura - Rio de Janeiro; Academia Pan Americana de Letras e Artes/Rio de Janeiro; Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires/Argentina; Academia de Letras de Teófilo Otoni/MG; Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes/RJ... Autor do livro Um tributo à natureza pela editora Câmara Brasileira de Jovens Escritores/RJ, além das publicações: Cirandas Poéticas, Ciranda dos Contos, A Barca, Um abraço ao Lago das Águas Claras, Teatro e Poesia: expressões divinas da Arte; e as peças de teatro: Uma ciranda no bosque; A senhora dos Livros; São Félix, um Santo que já foi Príncipe, dentre outras. Dentre os prêmios e títulos que recebeu: Troféu Láurea Maestro Wilson Dias da Fonseca (ALUBRA), Troféu Evita Perón (Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires), Medalha do Mérito Literário (Litteraria Academiae Lima Barreto), Menção Honrosa no V Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho (Academia de Letras de Teófilo Otoni/MG); os títulos de Membro Emérito da Câmara Brasileira de Jovens Escritores; Embaixador da Paz pelo Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires/Argentina; Comendador da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes pela Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Ensino de São Paulo; Recebeu em 2020 o Título de Doutor Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos.



 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Francisco Martins - homenagem nos desfiles de 7 de setembro/2023

Francisco Martins recebe homenagem da Secretaria Municipal de Educação de Uruçuí/PI tendo sua vida e obras literárias nos desfiles de 7 de setembro representadas pela escola Genésia Neiva Damaceno. Francisco Martins Silva , é um professor, escritor e poeta. Autor de diversas obras literárias, agraciado com valiosos prêmios e títulos concedido por renomadas instituições culturais e acadêmicas, e é membro de várias Academias de Letras, de Ciências e Artes. Entre seus livros já publicados destacamos: Um tributo à natureza; Companhia das Artes ; Inspirações ; São Félix de Balsas – memórias de minha terra ; O Desdobrar da Educação Pública no Brasil – breves relatos ; Cir andas Poéticas ; Ciranda dos Contos; Poesia e Teatro: expressões divinas da arte; o conto: A Barca; e as peças de teatro: A Senhora dos Livros, e, Uma Ciranda no Bosque ; e a crônica: Um abraço ao Lago das Águas Claras. Entre prêmios e títulos que recebeu destacamos: Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes; C

PERFIL BIOGRÁFICO

BIOGRAFIA Francisco Martins Silva – Professor, escritor e poeta Data de nascimento: 10 de dezembro de 1974, São Félix de Balsas – Maranhão. Filho de Manoel Pereira de Silva e Eliza Martins Reis. Em 1979, aos quatro anos de idade muda-se para Uruçuí -PI. - Estuda a 1ª série do primário na Unidade Escolar Cícero Coelho em Uruçuí em 1981. - Em 1982 retorna a São Félix de Balsas – MA onde deu continuidade   e concluiu   todo o ensino fundamental na Unidade Integrada Henrique Martins. -De   1990 a 1992 cursou o ensino médio (curso científico) no Centro de Ensino de 2º Grau Rosário de Maria Nina Costa em São Raimundo das Mangabeiras – Maranhão. - Em 1993 retorna a São Félix de Balsas – MA e cursa o magistério na Escola Normal Tonico Martins. - Em 1994 como professor contratado ministra aulas de Geografia na Unidade Integrada Henrique Martins em São Félix de Balsas - MA. - Em 1995 ainda em São Félix de Balsas p

Barão Paladino de Blekinge

Professor, escritor e poeta Francisco Martins Silva recebe Título de Barão Paladino de Blekinge em evento promovido e concedido pela Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia, em 10 de dezembro de 2022. Honra e gratidão por receber o Título de Barão Paladino de Blekinge, Título concedido pela Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia. Gratidão a Dom Iguaci Luiz de Gouveia, Príncipe e Arquiduque Chefe de Nome e Armas da Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia, uma Dinastia Memorial em Exílio , que visa exclusivamente à preservação das tradições dos povos Godos, Visigodos e Ostrogodos, que faz parte da Jurisdição do território memorial e histórico da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, que tem como chefe Dinástico e Soberano, Sua Majestade Imperial e Real Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho;  e que nesta oportunidade tem me ind