Pular para o conteúdo principal

PERFIL BIOGRÁFICO



BIOGRAFIA



Francisco Martins Silva – Professor, escritor e poeta

Data de nascimento: 10 de dezembro de 1974, São Félix de Balsas – Maranhão. Filho de Manoel Pereira de Silva e Eliza Martins Reis.

Em 1979, aos quatro anos de idade muda-se para Uruçuí -PI.

- Estuda a 1ª série do primário na Unidade Escolar Cícero Coelho em Uruçuí em 1981.

- Em 1982 retorna a São Félix de Balsas – MA onde deu continuidade  e concluiu  todo o ensino fundamental na Unidade Integrada Henrique Martins.

-De  1990 a 1992 cursou o ensino médio (curso científico) no Centro de Ensino de 2º Grau Rosário de Maria Nina Costa em São Raimundo das Mangabeiras – Maranhão.

- Em 1993 retorna a São Félix de Balsas – MA e cursa o magistério na Escola Normal Tonico Martins.

- Em 1994 como professor contratado ministra aulas de Geografia na Unidade Integrada Henrique Martins em São Félix de Balsas - MA.

- Em 1995 ainda em São Félix de Balsas presta concurso e serviço ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

- Em 1996 presta concurso para a educação das redes municipais de ensino em São Félix de Balsas – MA e em Uruçuí -PI, sendo aprovado nos dois concursos.

  - No mesmo ano, em 1996 retorna a Uruçuí – PI e em 1997 é admitido como professor concursado na rede municipal de ensino, e cursa o 4º ano adicional no Colégio Prismático.

- Em 1997 dá aulas de Geografia no curso 4º ano adicional no Colégio Prismático. Ainda em 1997 é aprovado no vestibular para Licenciatura Plena em Geografia pela UESPI – Universidade Estadual do Piauí, e cursa Geografia pela UESPI de 1998 a 2001.

- Em 1999 presta concurso para educação pra rede estadual de ensino em Uruçuí-PI, sendo admitido como professor concursado em 2000.

- De 1999 a 2001 ministra aulas de Geografia no Educandário Nossa Senhora da Conceição em Uruçuí.

- De 2000 a 2001 faz curso de Extensão Acadêmica em Ensino Religioso pelo FNPER - Fórum Nacional Permanente em Ensino Religioso em parceria com a Faculdade São Francisco e a Rede Vida de Televisão.

- De 2007-2008 cursa pós-graduação em Pedagogia Escolar pela Faculdade de Teologia HOKEMAH.

- De 2003 a 2017 atua como presidente do SINTE PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí) Núcleo Regional de Uruçuí.

- Em 2006 enquanto presidente do SINTE Núcleo Regional de Uruçuí  inaugura em Uruçuí-PI O Clube Social dos Trabalhadores em Educação.

- Em 2011 enquanto presidente do SINSERMU inaugura a sede do SINSERMU Sindicato dos Servidores Municipais de Uruçuí-PI.

- 2009-2011 atua como presidente do SINSERMU – Sindicato dos Servidores Municipais de Uruçuí e como presidente do Conselho Municipal do FUNDEB em Uruçuí. Neste período também atua como conselheiro do Conselho Municipal de Saúde.

- De 2007 a 2012 – período referente a dois mandatos atua como membro do Conselho Fiscal da CUT – PI (Central Única dos Trabalhadores do Piauí).

- Em 2011 participa do 31º Congresso da CNTE -Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação em Brasília-DF, na ocasião sendo eleito na composição da chapa para atuar no triênio 2011 - 2014 como suplente do conselho fiscal da CNTE.

- Em 2014 ministra aulas de Economia Política nos cursos superiores de Serviço Social e Administração pelo Instituto Educacional Kairós parceria com Faibra.

- Em 2017 passa a fazer parte do Conselho Municipal de Educação de Uruçuí.

- Em 2017 inicia curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Flórida Cristian University IES Brasil credenciada pelo PESF: Unifuturo Faculdade de Ensino Superior do Nordeste.

Cristão católico dedicado às ações pastorais, tem atuações na pastoral de catequese e como presidente do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas da Diocese de Floriano.

- De 2001 a 2003 Participa da escola de Formação de Ministérios Leigos, encontrando-se apto a desempenhar na comunidade eclesial o Ministério da Palavra.

- 2008-2012 - Atua como coordenador diocesano do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Floriano - PI.

De 2007 a 2010 atua como tesoureiro do CNLB NE  4 – Piauí.(Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Nordeste 4 Piauí).

De 2010 a 2013 atua como vice-presidente do CNLB NE4 Piauí.

De 2013 a 2016 atua como tesoureiro do CNLB NE4 Piauí.

Em 2011 participa do curso de Aprofundamento da Vocação Laical pelo CNLB.

Em 2013 participa do XXI Curso de Formação Missionária pelo COMIRE Conselho Missionário Regional do PIAUÍ e MARANHÃO em parceria com o CEFRAN Centro de Animação Missionária em Bacabal-MA.

De 2016 – 2019, atua – conselho fiscal do CNLB NE4 Piauí

De 2017 – 2019 atua – Compõe a Comissão Nacional de Formação do CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

Em 2017 ministra oficina de Introdução à Cartografia pelo PARFOR UESPI Campus de Uruçuí.

De 2018/2019 - Assume a coordenação pedagógica do CETI Cícero Coelho em Uruçuí PI.

- 2018 - 2021 - atua como vice-presidente do CNLB Diocese de Floriano.
Em 2019 - atua como membro da diretoria executiva da Academia Mundial de Cultura e Literatura (AMCL) como 1º Secretário.
- 2020 assume interinamente a vice - presidência da AMCL
- Em 2019 - 2022 - atua como tesoureiro do CNLB - Conselho Nacional do Laicato do brasil -  Regional Nordeste 4 Piauí.
- Em 2020 recebeu da Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o Título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes.
- Em 2020 recebeu o Título de Doutor Honores Causa pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente.
- Em 2021 faz cursos de Segredos e Mentoria da Câmera com a atriz e professora Thais de Campos e concede entrevista ao Programa Universo das Letras à TVI Rádio e TV Imprensa de São José dos Campos, São Paulo com a escritora e produtora Tatiana Secco Fazio.
- Em 2021 recebe o Título de Doutor Honoris Causa em Educação pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos OMDDH. Rio de Janeiro 2021.
- Em 2022 - 2025, atua como tesoureiro do CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil NE4 Piauí.
- Em 2022 assume função de titular do Conselho Fiscal do CNLB Nacional até 2025.

 -Em 2023 -2026 - vice-presidente do CNLB Diocese de Floriano Piauí.

-Em 2023 recebe homenagem como Padrinho da turma de formandos do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí/UESPI Campus de Uruçuí.

- Em setembro de 2023 recebe homenagem nos desfiles de 7 de setembro com sua vida e obras literárias apresentadas pela Escola Genésia Neiva Damaceno. Secretaria Municipal de Educação de Uruçuí/PI.

Desde 2010, como escritor tem atuado em participações com seus escritos literários (poemas, contos, peças de teatro, romances, crônicas e ensaios em livros de antologias, periódicos e sites literários, tendo alguns dos seus textos traduzidos para o inglês, espanhol e francês, alguns destes lançados em antologias no Chile, Peru, Portugal, Alemanha e Suíça, além de tomar acento em várias ACADEMIAS DE LETRAS tanto no Brasil como no exterior.

- Academia de Letras de Teófilo Otoni - MG - LETRASTO. Membro Correspondente.

- Litteraria Academiae Lima Barreto. Membro Titular, cadeira 43. Patrono: Lima Barreto. Rio de Janeiro.

- Academia Luminescência Brasileira (Ciências, Letras e Artes) - ALUBRA. Membro Correspondente Imortal, cadeira 23. Patrono: Pio Lourenço Correa. Araraquara - São Paulo.

- Academia de Letras e Artes de Fortaleza - ALAF. Membro Correspondente. Patrona: Cora Coralina.

- Academia Mundial de Cultura e Literatura - AMCL - Membro Titular, cadeira 47. Patrono: Gonçalves Dias. Rio de Janeiro.
- Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires - ARGENTINA. Membro correspondente. 

- Academia Pan Americana de Letras e Artes (APALA) - Rio de Janeiro. Membro correspondente

- FEBACLA - Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. Acadêmico Internacional, Cadeira 90; Patrono: Louis Pasteur.
- Academia Internacional de Literatura e Artes - Poetas além do tempo.  Piaçabuçu- Alagoas. 
- Núcleo Acadêmico Italiano de Ciências Letras e e Artes. Itália. 
-Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal.
- Academia Independente de Letras - AIL. Persona: O Caminhante. De São João - Pernambuco.
- Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte - A.I.S.L.A. Acadêmico Imortal, Cadeira 11. Patrono: Vladimir Nabokov. SP.
- Membro Fundador da Academia Brasileira de História e Literatura - Quixadá Ceará. Cadeira 8. Patrono: Gonçalves Dias.
- Membro Corresponde da Academia Amambaiense de Letras. Patrono: Aluísio Azevedo.
- Membro Fundador do Círculo Acadêmico de Letras e Artes de Moçambique/África.
- Membro Correspondente Imortal da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia/RJ. Cadeira 104. Patrono: Gabriel Joaquim dos Santos.
- Membro correspondente da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande/ Rio de janeiro.
- Membro da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul.
- Membro da Academia Mineira de Belas Artes. Patrono: Arthur Azevedo.
- Academia Hispano - Brasileña de Ciências, Letras y Artes. Cadeira: 52. Patrono: Vinícius de Moraes.
- Membro do Núcleo Artístico Literário de Luanda - Angola/África.
- Membro da Academia de Intelectuais e Escritores Brasileiros. Cadeira 20. Patrono: Castro Alves. Sorocaba/SP.
- Membro da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes - cadeira 24. Patrono: Joaquim de Sousa Andrade (Sousândrade). São Luís do Maranhão.
- Membro Correspondente Internacional da Associação Literária de Tarrafal de Santiago/ALTAS - Cabo Verde/África.
- Membro Efetivo e Imortal da Academia de Letras e Artes de Arroio Grande-ALAAG/Rio Grande do Sul. Cadeira 30. Patrono: Monteiro Lobato.
- Academia de Letras, Ciências e Artes da Amazônia Brasileira - ALCAAB ~Porto Velho/RO.

Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos OMDDH-
Membro acadêmico - Embaixador Imortal, cadeira 26. Rio de Janeiro.

ACADEMIAS DE MÚSICAS:
- Academia de Música do Brasil - Membro Honorário
- Academia de Musicologia do Brasil - Membro Honorário
- Academia de Música de São Paulo - Membro Honorário
- Academia de Música do Rio de Janeiro - Membro Honorário.

BIBLIOGRAFIA

Coletâneas em coautoria

Jornal Mundo Jovem 2010.

Poema: O dom de ler.

Grupo Editorial Beco dos Poetas Escritores LTDA

Antologia Pérola Negra. Grupo Editorial Beco dos Poetas Escritores LTDA São Paulo. 2013. Poema: Saudade, mistura de sentimentos.

Antologia Quando a Luz se Apaga. Grupo Editorial Beco dos Poetas Escritores LTDA São Paulo 2014. Poema: Vida, dádiva sagrada.

Antologia Retratos. Grupo Editoria Beco dos Poetas Escritores LTDA São Paulo 2014. Poema: Lembranças Cálidas.

Antologia Desejo de Escrever. Grupo Editorial Beco dos Poetas Escritores LTDA, São Paulo, 2014. Poema: Olhos de luz.

Antologia Sobre Nós. Grupo Editorial Beco dos Poetas e Escritores LTDA 2015 SP. Conto: Narciso, a Rua e a Lua.

100ª Antologia Beco dos Poetas. Grupo Editoria Beco dos Poetas&Escritores LTDA São Paulo, 2016. Crônica: A CONFIDENTE.

Antologia Viver de Poesia. Grupo Editorial Beco dos Poetas & Escritores LTDA, São Paulo SP. 2016. Ensaio: O desejo da chuva.

Antologia Alma de Poeta. Grupo Editorial Beco dos `Poetas&Escritores LTDA. 2015. São Paulo SP. Poema: A ciranda do deserto.

Antologia Meu Oásis. Grupo Editoria Beco dos Poetas&Escritores LTDA. São Paulo SP. 2015. Poema: O poeta da madrugada.

Antologia Enamorados. Grupo Editoria Beco dos Poetas&Escritores LTDA. São Paulo SP. 2016. Poema: Esperança.

Antologia Sarau do Beco e Convidados. Grupo Editoria Beco dos Poetas & Escritores LTDA, São Paulo- SP. 2017. Crônica: A despedida.

O colecionador de Poesias. Grupo Editorial Beco dos Poetas&Escritores LTDA São Paulo SP. 2016. Poema: Os peixes do lago.

Orquídea Selvagem. Grupo Editorial Beco dos `Poetas&Escritores LTDA São Paulo SP 2016. Poema: Ciranda das orquídeas.

Contos de Terror. Grupo Editorial Beco dos Poetas&Escritores LTDA São Paulo SP. 2016. Conto: A menina Dara e seus brinquedos.

NAMASTÊ - Grupo Editorial Beco dos Poetas Escritores LTDA São Paulo. 2016. POEMAS: Ar, elemento sagrado; Chuva que rega as plantas; Esperança, luz do caminhar; Estrelas luzentes; Mãe; Minha rua, meu lar; O meu caminho; Ser mulher; Tempo de natal e Uma bailarina há de dançar.

Antologia Meus Poemas vol. V. Grupo Editorial Beco dos Poetas e Escritores LTDA SP 2017. Poemas: Primavera e Estrelas, bens estimados.

Antologia  Meus Poemas vol.VIII. Grupo Editorial Beco dos Poetas e Escritores LTDA SP 2018. Poemas: Em busca do destino e Família, fonte de amor.


 Editora Literarte

- Poema: O anoitecer – em azulejo Casa dos Poetas de Petrópolis - 2021

Antologia sem Fronteiras 9. Poema: Tempo de profundo amor.2022.

- Cartas ao Papa. Poema: Francisco nos ensina, 2022.

- Antologia Vozes Portuguesas 9 – Ciranda das Poesias, Ciranda das Artes e Baile dos Pássaros.


Editora Mágico de Oz - destaque literário 2021

Poema: obra bilíngue Português/inglês - Lições de vida/Life lessons. Ano 2023.


Editora Viverarte

Coletânea Amigo, herói, Meu Pai. Poema: Reverência aos pais. 2022.


Editora mundo Cultural Word

Quintologia Poética, Livro Sou Pedra. Poemas: É na ciranda das Pedras e Pedras no caminho. 2022.


 Editora Clube dos Autores

1ª Coletânea de Poemas - Academia Luminescência Brasileira - ALUBRA - Ciências, Letras e Artes, Araraquara- SP. 2015. Poema: Lua, farol das noites.

Antologia Eclipse Vital pelo Selo Antologias Conectatum. Poema: Navegando no Lago dos Sonhos; Conto: Um rio e dois amores e Crônica: um abraço ao Lago das Águas Claras.

Na Textura Sólida das Nuvens. Coleção Opostos selo antologias conectatum. Poema: O lago das artes. 

Antologia Mulher essência da vida, AMCL. Poema: Mulher que ama e que educa. 2023.

Editora OAK Books

Expressões Acadêmicas - Contos, Crônicas e Poemas. Academia Luminescência Brasileira - ALUBRA, Araraquara SP. 2015. Obra bilingue Português - Inglês. Poema: O fogo que contagia - The fire that spreads.

PERCEPÇÕES - Contos, Crônicas, Poemas. Editora OAK Book, São José dos Campos - SP. Academia Luminescência Brasileira – ALUNBRA, Araraquara SP. Edição Bilingue Português Inglês. Poemas: Água, líquido sagrado - Waman precious presence e Mulher, presença preciosa - Water, precious presence. 2016

 

Scortecci editora SP

Antologia Cumplicidade de Movimentos. Scortecci Editora São Paulo. 2014. Poemas: Estrada dos sonhos e Alça o voo oh águia.

 

Revista Literária café-com-Letras – Academia de Letras de Teófilo Otoni

Tema: Terra e Sustentabilidade. Poema: Terra, grande planeta. Academia de Letras de Teófilo Otoni-MG. 2016.

Tema: Direitos Humanos - reflexos e implicações na sociedade. Poema: Direitos Humanos. Academia de Letras de Teófilo Otoni - MG. 2017.

Tema: AMOR. Poema: As manifestações do amor. Academia de Letras de Teófilo Otoni MG, 2018. 

Tema: PALAVRA espelho de emoções. Poema: O uso sagrado das palavras. Academia de Letras de Teófilo Otoni - Minas Gerais - 2019.

Tema: Futuro, Presente e Pretérito. Poema: O presente que vivemos. 2020.

Tema: Respingos de sonhos: esperança. Poema: O valor dos sonhos. 2021.

Tema: trilhar caminhos resplandecentes. Poema: Meus caminhos. 2022

Tema geral: Literatura, caminho de sutilezas criativas. Poema: Amizade: um dom imensurável. 2023

1ª Antologia Literatos - Poema: Toda Arte é sagrada. V Prêmio Gonzaga de Carvalho. Academia de Letras de Teófilo Otoni - MG. 2020.

2ª Antologia Literatos - Poema: Um poema de alegria. VI Prêmio Gonzaga de Carvalho. Academia de Letras de Teófilo Otoni - MG. 2021.

3º Antologia Literatos – Poema: O amanhecer. VII Prêmio literário Gonzaga de Carvalho. Academia de Letras de Teófilo Otoni; MG. 2022.

Antologia Vozes da ALTO/Poesias. Poema: Eliza, querida mãe. 2022.

Antologia Vozes da ALTO/Contos. Conto: Vereda da Serra. 2022.

Antologia Vozes da ALTO/Poemas. Poema: Pelas águas eles se vão. 2023.

Antologia Vozes da ALTO/poemas. Poema: ler é um ato de aprender. 2024.

Editora Celeiro de Escritores São Paulo

Antologia Poesias sem fronteiras.2015. Poema: Terra, planeta vida.


Antologia Literária Uruçuiense ISBN 978-65-00-10550-7

ano 2022. Fundação Cultural Mussolini Carvalho / Uruçuí/PI. Poemas: Educação e Fraternidade, No deserto e Oh, rio Parnaíba.

 

Editora Colorgraf.

Cento e Noventa Poemas para Maria Firmina dos Reis. Academia Ludovicense de Letras. São Luis do Maranhão. Brasil, 2015. Poema: MENÇÃO À POETISA DO MARANHÃO.

 

 Helvetia Edições

Antologia FAZ DE CONTO II - FEINS ton CONTE II - Helvetia Edições - Rio de Janeiro. Obra bilingue português/francês lançada no 31º Salão do Livro e da Imprensa de Genebra Suiça, abril de 2017. CONTO: TEATRO DE SOLIDÃO (Théâtre de Solitude).

 

Editora Futurama

Antologia CRIAÇÕES II - pela Academia Luminescência Brasileira (Ciências, Letras e Artes) - ALUBRA. Araraquara SP. 2018. Poemas: UM RELATO SOBRE ARTUR AZEVEDO, O ENCANTO DAS HORTÊNCIAS e O NORDESTE É... Lançada na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

- Antologia CRIAÇÕES III - pela Academia Luminescência Brasileira (Ciências, Letras e Artes) - ALUBRA - Araraquara - SP. Lançada na XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro - 2019. Poema: Bela e nobre presença feminina e Poeta; Contos: O vale dos cravos e Um rio e dois amores.

 

Editora Versejar

Antologia Poética Cristais do Amor. Versejar SP, 2018. Poemas: Os beija-flores, Manifesto de amor pelas mães e Uma verdadeira amizade.

II Antologia - Academia Mundial de Cultura e Literatura - "A alma traduzida em arte" 2019. Editora Versejar. Poema: Ciranda dos pássaros.

 

Milograf – Gráfica e Editora LTDA

Antologia Comemorativa aos 06 meses de fundação da ACADEMIA MUNDIAL DE CULTURA E LITERATURA - AMCL " A alma traduzida em arte... Rio de Janeiro 2017. Poema: "MULHER".

 

Publicações AMCL

III Antologia Academia Mundial de Cultura e Literatura - AMCL - Poemas: Ciranda dos oceanos e Primavera e Flores. 2021.

Antologia Evento Comemorativo ao Dia dos namorados - Academia Mundial de Cultura e Literatura - 2020. Poema: Declaração Amorosa.

Antologia Evento Comemorativo Dia dos Pais. Academia Mundial de Cultura e Literatura AMCL Rio de Janeiro 2020. Poema: Gratidão aos pais.

Antologia pela Academia Mundial de Cultura e Literatura AMCL Rio de Janeiro 2020. Grupo Poético Poesia e Arte. Poema: Noites de inverno.

Antologia Festiva Evento Mário Lago. Rio de Janeiro 2020. Poema: Homenagem a Mário Lago.

Antologia comemorativa ao aniversário da Academia Mundial de Cultura e Literatura AMCL 2020. Poemas: A natureza clama; Meu patrono, minha inspiração; O amor em tempo de pandemia; Um toque pela vida; Navegando no Lago dos Sonhos.

Antologia Especial de Natal Academia Mundial de Cultura e Literatura AMCL 2020. Poema: Natal de amor e esperança.

Antologia da AMCL Academia Mundial de Cultura e Literatura, Especial Simplesmente mulher e musa. Poema: Ciranda das mulheres. 2021.

Antologia - Mãe, o maior significado das palavras vida e amor. Rio de Janeiro - 2021- Edição Dias das Mães. Poema: ELIZA, querida Mãe.

Antologia Namorar é bom pelo dia dos namorados. AMCL 2021. Poema: O pescador e a cigana dos olhos azuis.

Antologia – Cinco anos levando artes ao mundo virtual. Poema: O destino é a escola. 2021

Antologia Especial de Natal. AMCL. 2021. Poema: Natal de luz e esplendor.

Antologia – Mulher Força e Superação. AMCL 2022. Evento dia da Mulher. Poema: Mulher: profetisa da esperança.

VI Antologia AMCL - 2022. Conto: O amor venceu; poema: O canto de paz que almejamos.

Antologia Mãe sinônimo do verbo amar. AMCL 2022. Poema: Mãe, causa de nossa esperança.

Antologia 6 anos da AMCL. Poema: Minha Academia. 2022.

Antologia – Mãe presença divina, Poema: Mães são divinas.

Antologia – Pai Farol que ilumina o caminho. Poema: Aos pais. 2023.


Publicação da Academia Brasileira de História e Literatura

Antologia Entre Xícaras de Café - SKU: 217537123517253

 

Consulado Isla Negra Chile

Corea en el mundo", Consulado de Isla Negra - Poetas del Mundo (Chile) 2018. Poema: "OH, BELAS COREIAS".

Homenagem a Charles Baudelaire. isla Negra - 2018. Chile. Poema: Um rondel para Charles Baudelaire.

Consulado de Isla Negra e Poetas del Mundo - CHILE - 2018. Obra: Mil Poemas a la paz y felicidad de la umanidad. Poema: O canto de paz que almejamos.

Isla Negra CHILE, 2019. Publicação: Mudanças climáticas e Meio Ambiente. Poema: Ousamos amar a natureza.

 

Fênix Editora Portugal

Antologia Mulheres pela Paz* Frauen fur Fríeden. No dia Internacional da Mulher. Editora Fenix. III SARAU DA PAZ lançada em evento na Biblioteca Central de AUGSBURG ALEMANHA. 08/03/2017. Poema: MULHER.

Revista Eisfluência Fênix número XLVIII, ano VII. Agosto 2017.Portugal&Brasil. Poema: Ciranda das Águas.

Antologia Logos, número 26, editora Fênix Portugal Brasil, julho 2017. Poema: As mãos que escrevem.

IV Antologia Mulheres pela Paz - frauen fur frieden, março de 2018 pelo dia Internacional da Mulher, Lançada em AUGSBURGO na Alemanha. Editora Fenix Portugal. Poema: Paz.

 

Editora Abril

Participação na Revista Nova Escola Editora Abril - março de 2010. Tema (Escolha de poucos) eleito melhor comentarista do mês.

Participação na Revista Nova Escola Editora Abril - junho-julho de 2012. Tema: Nova Escola discute( Livros, Tão, Tão distantes das Mãos dos Alunos).

Participação na Revista National Geographic Brasil - editora Abril - agosto de 2011. Comentário sobre a erva mate - Eleito melhor comentarista do mês.


Seleções Reader’s Digest

Em 2012 recebe homenagem na capa de um exemplar da Revista Seleções Reader’s Digest que traz seu nome como menção por ser leitor e assinante por muitos anos. Uma homenagem pela comemoração dos 70 anos da Seleçóes Reader’s Digest.

 

Editora Casa de Bonecas

I Antologia Poética ECB. CAMINHOS 2021. Editorial Casa de Bonecas. Poemas: Teatro, sagrada arte; Pequeninas crianças e Envolto de amores.

 

Bíblio Editora

Antologia Vidas Cativas, Biblio Editora. Poema: Mulheres, mulheres. 2021.


Revista Internacional THE BARD - 

10ª edição novembro/dezembro/2021. Poesia, arte e música. Desafio de Natal. Poema: NATAL.

19ª edição maio/junho/2023.. Poema: Nunca mais...

20ª edição, julho/agosto 2023. Frase: “Mestres são aqueles que conseguem despertar na vida de alguém o desejo de superação, motivação e sonhos para viver” Francisco Martins.

22ª edição, novembro/dezembro 2023. Frase: “Mestres são aqueles que conseguem despertar na vida de alguém o desejo de superação, motivação e sonhos para viver” Francisco Martins.

23ª edição, janeiro/fevereiro 2024. Frase “Mestres são aqueles que conseguem despertar na vida de alguém o desejo de superação, motivação e sonhos para viver” Francisco Martins.

24ª edição, março/abril 2024. Conto: O jeito de ser de José Romão.

25ª edição, maio/junho 2024. Frase: Dedique-se a cada disciplina que as áreas do ensino lhe oferecem, Pois, cada uma é uma mina de ouro, E em uma delas pode estar o seu tesouro onde você revelará a sua vocação,O seu dom e desenvolverá sua nobre profissão.

 26ª edição, julho/agosto 2024. Poema: Os verdadeiros mestres.

Brecci Book Editora

Antologia Razão e Sensibilidade / Homenagem a Jane Austen. Poemas: Um canto poético para Jane Austen e Versos para Jane Austen.

 1ª Coletânea da Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo – AILAP 2022. Poema: Ciranda das cores.

Coletânea Natal Sempre Natal, Volume 2. Contos, Crônicas e Poemas. Poema: Natal. 2022.

Quintologia “SOU” Livro Sou Pedra. Poemas: Na ciranda das pedras e Pedras no caminho. 2022.


Antologias Brasil

100 Poetas Brasileiros Homenageiam 500 anos do nascimento do Príncipe dos Poetas – Camões. Poema: Ciranda das Palavras. 2023.

I Antologia da AIEB Academia de Intelectuais e Escritores do Brasil. Poema: Saudação ao poeta Castro Alves. 2023.

Antologia "Chega de Saudade" Um Tributo a Tom Jobim". Poema: Um canto poético a Tom Jobim. 2024.

III Antologia da ALAAG & Convidados. Antologias Brasil. Poema: Tributo Poético a Barão de Mauá. 2024.


Apena Editora

Antologia Palavras que ecoam à luz do luar. Com Contos, Crônicas e Poesias. Organização: AICLAB: Academia Internacional de Ciências, Letras e Artes – Brasilis. 2024. Poema: Menção às flores.


Câmara Brasileira de Jovens Escritores – CBJE – Rio de Janeiro

Antologia Seleta de Poetas Românticos 2013. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de janeiro, 2014. Poema: O amor que sinto.

Contos de Verão 2015. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. CONTO: Os amores em um cortiço.

Contos de Outono 2015. Câmara Brasileira de Jovens escritores, Rio de Janeiro. Conto: O conto de  Narcisa.

Contos de verão 2016. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro. Conto: Irmãos de sangue.

Contos de Outono 2016. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro. Conto: Anny e sua borboleta Suzy.

Contos de Verão 2017. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro. CONTO: O aniversário da pequena Laura.

Contos de Outono 2017. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro. CONTO: A floresta dos lírios.

Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea. 2015. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. Poema: "A lua e os amores noturnos".

Livro de Ouro do Conto Brasileiro 2016.  Câmara Brasileira de Jovens escritores, Rio de Janeiro. CONTO: "O segredo de Isolda".

100 Grandes Poetas Brasileiros - Edição Especial 2015. Câmara Brasileira de Jovens Escritores/Litteraria Academiae Lima Barreto, Rio de Janeiro. Poema: "O mar das noites".

100 Grandes Poetas Modernos, edição especial 2017. Câmara Brasileira de Jovens Escritores.  Rio de Janeiro. Poema: "Ciranda dos anjos".

Anuário da Nova Poesia Brasileira 2015. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2015. Poema: "Ciranda do vento".

2º Anuário da Nova Poesia Brasileira 2016. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro. Poema: "Sol, estrela do universo".

3º Anuário da Nova Poesia Brasileira - edição 2017. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. Poema: "Um poema para Hellen Keller".

Nossos Casos, Nossos Causos (Contos) - Edição Comemorativa 25 de julho dia Nacional do Escritor. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro 2015. Conto: "A Velha praça".

Expoletras 2015 Poesias. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro. Poema: "Negro - meu irmão afro".

Antologia Livro de Ouro da Poesia Contemporânea 2015. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2015. Poema: "A lua e os amores noturnos".

Panorama Literário Brasileiro os melhores contos de 2015. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. CONTO:" O CONTO DE NARCISA."

Panorama Literário Brasileiro as melhores poesias 2015. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Poema: "O anoitecer."

Panorama Literário Brasileiro - As melhores Poesias de 2016. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. Poema: " Os passarinhos."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos - edição especial 2015. 25 de julho dia Nacional do Escritor.Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro. 2015. Poema: "O anoitecer".

Os mais belos poemas de amor - edição especial. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. 2016. Poema: "A força de um grande amor."

Livro de Ouro 2016 - edição especial 2016. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro. Poema: "Outono, singela estação".

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 119. Rio de janeiro 2015, Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Poema: "Alma que ama".

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 120. Rio de Janeiro. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2015. Poema: "Saudades de um amor."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 123, Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2015. Poema: "Um poeta a morrer de amor."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vol. 125. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro. 2015. Poema: "Fogo que arde."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, Rio de Janeiro, vol. 127. 2015. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Poema: "Ciranda de fogo."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vol 128. 25 de julho, dia Nacional do Escritor. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro, 2015. Poema: "Um entardecer de outono."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, Rio de Janeiro, vol. 129. 2015. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Poema: "As estrelas."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 130. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2015. Poema: "A beleza das flores".

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 131. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. 2015. Poema: "Que venha a lua!"

O Sol nascerá. Edição especial 2016. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. Poema: "Abelhas, fadas da natureza."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, Rio de Janeiro, vol.132. 2016. Poesia: "Nossos Índios".

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos - vol 133. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro 2016. Poema: "Os passarinhos."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, volume 134. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2016. Poema: "Ciranda das flores."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, volume 135. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro, 2016. Poema: "Ciranda da terra".

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, volume 136. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2016. "O poeta e sua arte."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 138, Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2016. Poema: "Ciranda dos Mares"

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol.139. Rio de Janeiro. Câmara brasileira de Jovens Escritores. Poema: "Índios, meus irmãos."

Viver em mais poesia. Edição Especial 2016. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. Poema: "Espero-te."

Seleta de Contos de Autores Premiados. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. 2016. Conto: "O jardineiro e a Poetisa."

Contos de Pura Sedução. Autores Brasileiros Contemporâneos. 2016. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro. CONTO: "UM DILEMA ENTRE O MAR E O AMOR."

Contos Fantásticos - edição especial 2016. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro. Conto: "O menino Tito e o córrego."

Versos D`Alma - edição especial 2016. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro. Poema: "Inverno."

Versos que não se calam - Poetas Brasileiros Contemporâneos, edição em homenagem ao poeta Ferreira Gullar – 2017. Câmara Brasileira de Jovens escritores, Rio de Janeiro. Poema: "Nosso quilombo, nosso lar."

Livro de Ouro da Poesia Contemporânea - edição 2017. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro. Poema: "Terra, divina terra."

1º Painel de Poemas Premiadas Litteraria Academiae Lima Barreto - Edição Especial 2017. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - RJ. 2017.Poema: "Ciranda das poesias."

1º Festival de Poesia Romântica. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro, 2017. Edição Especial. Poema: " O pescador e a cigana dos olhos azuis."

E Por Falar em Saudade... Poesia Para quem Ama. Edição especial 2017. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro. Poema: "O poeta e a cigana dos olhos verdes."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 142. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2016. Poema: "Verão, estação de luz e alegria."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 143. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. Poema: " Ciranda das borboletas."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 144. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de janeiro, 2017. Poema: "Chorei lágrimas de amor."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 145. 2017. Câmara Brasileira de Jovens escritores, Rio de Janeiro. Poema: "Ciranda dos lírios".

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol.  146. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2017. Poema: "Mostra-me teu olhar e teu sorriso."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vol. 147. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro, 2017. Poema: "Ciranda dos girassóis."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, edição especial, vol. 150; Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro. 2017. Poema: "Girassóis."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos. vol. 153. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro 2017. Poema: "Um poema para Lima Barreto."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 154. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro 2017. Poema: "Marcas da vida."

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 155. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro, 2017. Poema: "Vinde, oh vento!"

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, vol. 156. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2018, Rio de Janeiro. Poema: "Manifesto de Paz."

Panorama Literário Brasileiro - Os melhores poemas de 2017. Câmara Brasileira de Jovens escritores - Rio de Janeiro. POEMA: "NOSSO QUILOMBO, NOSSO LAR."

Panorama Literário Brasileiro - Os melhores contos de 2017. Câmara Brasileira de Jovens escritores - Rio de Janeiro. CONTO: "UM DILEMA ENTRE O MAR E O AMOR. "

Nós e Eles - 200 anos de Poesia. Edição especial 2017. Câmara Brasileira de Jovens e Escritores, Rio de Janeiro. Poema: "Criança, alma pequenina. "

"Versos Brasileiros" edição especial 2018; Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. Poema: "Hoje pode ser um grande dia".

 "Versos que vencem as Severinas" - Edição Especial 2018. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, RJ. Poema: "Família, fonte de amor".

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vol. 159. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2018. Poema: " Ciranda das culturas".

Grandes Nomes da Poesia Brasileira - Edição Especial 2018, Câmara Brasileira de Jovens Escritores, RJ. Poema: Um poema para Cora Coralina.

4º Anuário da Nova Poesia Brasileira - Edição Especial 2018. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, RJ. Poema: " As rosas".

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vol. 162. Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ, 2018. Poema: Sua Voz.

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vol.164. Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ, 2018. Poema: O sonho de um mendigo.

Antologia De Poetas Brasileiros Contemporâneos vol. 165. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - RJ, 2018. Poema:" Ciranda da Lua."

Contos que copiam os sonhos. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - RJ, 2018. CONTO: "A BARCA".

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vol. 167. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro, 2018. Poema: "Meu pergaminho".

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vol. 168. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro - 2018. Poema: Relatos de uma solidão.

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vol. 169. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2018. Poema: Senzala.

Panorama Literário Brasileiro 2018. Poesias, as melhores poesias de 2018. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro, 2018. Poema: "As rosas".

Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vol 171. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro, 2019. Poema: Ciranda das estrelas.

Contos Livres - Autores Consagrados. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2019. Conto: O vale dos Cravos.

Contos Edição 2019. É tão verdade que ninguém duvida. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2019 Rio de Janeiro. Conto: Um rio e dois amores.

Antologia de Poetas Brasileiros, vol. 173. Camara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro- 2019. Poema: Mulher, bela e nobre presença.

Antologia de Poetas Brasileiros, vol. 174. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2019. Poema: Ciranda das estações.

Antologia de Poetas Brasileiros, vol. 175. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2019. Poema: Terra, sagrado planeta.

Antologia de Poetas Brasileiros, vol. 176. Câmara Brasileira de Jovens escritores, Rio de janeiro, 2019. Poema: As artes de Garcia Lorca.

Antologia de Poetas Brasileiros, vol. 177. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro - 2019. Poema: Ousamos amar a natureza.

Antologia VERSOS CINZAS. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro - 2019. Poema: Ciranda dos Lótus.

Antologia de Poetas Brasileiros. vol. 179. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro, 2019. Poema: Oh, que belas crianças!

Antologia de Poetas Brasileiros, vol. 180. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro, 2020. Poema: Festas Regionais.

Antologia Desde Sempre; Câmara Brasileira de Jovens escritores, Rio de Janeiro, 2020. Poema: Amazônia que amamos.

Antologia de Poetas Brasileiros. Vol 181. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. 2020; Rio de Janeiro. Poema: Minhas melhores lembranças.

Grandes Poetas Modernos - edição especial 2020. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro. Poema: Ciranda das Mulheres.

Antologia de Poetas Brasileiros. Vol 184. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2020. Poema: Lima Barreto e sua arte.

Antologia de Poetas Brasileiros. Vol. 185. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Rio de Janeiro, 2020. Poema: Em busca do destino.

Antologia Contos de um tempo sem fim. Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro, 2020. Conto: Teatro de Solidão.

Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro, 2020. Poema: Solidariedade e Paz.

Antologia de Poetas Brasileiros. Câmara Brasileira de Jovens Escritores, RJ. 2020. Poema: Ciranda dos Oceanos.

Antologia Ubuntu Poesias. Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ.2020. Poema: Ciranda das artes.

Antologia de Poetas Brasileiros, volume 190. Câmara Brasileira de Jovens Esritores, Rio de Janeiro 2020. Poema: Um toque pela vida.

Antologia de Poetas Brasileiros. Volume 192. Câmara Brasileira de Jovens Escritos/RJ 2020. Poema: Aquele lago.

Antologia volume 193, Câmara Brasileira de Jovens escritores Rio de Janeiro, 2021. Poema: Tardes deverão.

Antologia 361 roteiros para um destino. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Conto: Agora é outono. 2021.

Antologia Contos de grandes autores brasileiros. Câmara Brasileira de Jovens Escritores CBJE Rio de Janeiro. Conto: O contemplar da águia. 2021.

Antologia Poemas para todos os amores. Edição 2021. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro. Poema: Brisa.

Antologia de Poetas Brasileiros vol. 197. Câmara Brasileira de Jovens Escritores 2021. Poema: Paulo Freire.

Antologia Grandes Poetas brasileiros - Edição especial 2021. Poema: Aquelas Flores.

Antologia de Poetas Brasileiros. Vol 198. CBJE - Câmara Brasileira de Jovens Escritores/RJ 2021. Poema: Primavera e flores.

Antologia de Poetas Brasileiros, vol 199. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. CBJE 2021. Poema: No deserto.

Antologia de Poetas Brasileiros, vol. 200. Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ, 2021. Poema: O valor dos sonhos.

Antologia de Poetas Brasileiros vol 201. Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ 2021. Poema: Ciranda das chuvas.

Antologia de Poetas Brasileiros vol. 202. RJ 2021. Poema: Menção a Victor Hugo.

Antologia de Poetas Brasileiros vol 203. RJ 2021. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Poema: Ciranda dos sonhos.

Antologia Devaneios contos selecionados. Edição especial 2021. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Conto: A menina que leu vários livros.

Contos selecionados - os melhores autores brasileiros. Câmara Brasileira de Jovens escritores Rio de Janeiro. 2022. Conto: As flores do jardim e as borboletas.

Antologia Versos outonais. Câmara Brasileira de Jovens escritores RJ 2022. Poema: Árvore centenária.

Antologia de Poetas Brasileiros. Vol 208. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Poema: Rua Grande, a mais bela rua. 2022.

Antologia de Poetas Brasileiros. Vol. 209. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. 2022. Poema: O amanhecer do dia.

Antologia de Poetas Brasileiros. Vol. 210. Câmara Brasileira de Jovens escritores. 2022. RJ. Poema: Os rios Balsas e Parnaíba.

Antologia de Poetas Brasileiros. Vol 211. Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ. 2022. Poema: O Brasil e o bicentenário de sua independência. 

Antologia Encantamentos edições 2022. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. RJ. Poema: Ciranda das crianças. 2022.

Antologia de Poetas Brasileiros, vol 213. Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ. Poema: No sertão. 2022.

Antologia de Poetas Brasileiros, vol. 214. Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ. Poema: Nosso rio Balsas. 2022.

Antologia de Poetas Brasileiros, vol. 215. Câmara Brasileira de Jovens Escritores Rio de Janeiro. Poema: Um canto para Firmina. 2023.

Antologia Crônicas da Cidade 3. Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ. 2023. Conto: O jeito de ser de José Romão.

Antologia Contos de Outono - edição especial 2023. Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ. Conto: A peixinha que se tornou turista.

Antologia de Poetas Brasileiros - vol. 218. Câmera Brasileira de Jovens Escritores/RJ. 2023. Poema: As gaivotas.

Antologia Brasilidades – Versos do Povo da Gente. Câmara Brasileira de Jovens Escritores/RJ. Poema: Nosso cerrado. 2023.

Livro de Ouro da Poesia Brasileira – edição 2023 – Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ 2023. Poema: Pe José Maurício Nunes Garcia e sua missão.

Antologia de Poetas Brasileiros vol. 221. Câmara Brasileira de jovens escritores/RJ. Poema: Anita Garibaldi – heroína de dois mundos. 2023.

Antologia de poetas brasileiros vol. 222. Câmara Brasileira de Jovens escritores/RJ. Poema: Nordeste de belas e ricas manifestações. 2023.

Antologia de Poetas Brasileiros. Vol.223. Câmera Brasileira de Jovens Escritores/RJ. Poema: Oh! Pindorama! Oh! Nosso Brasil!

Antologia de Poetas Brasileiros. Vol 224. Câmara Brasileira de Jovens Escritores/RJ. Poema: A luz da lua. 2023.

Antologia de Poetas Brasileiros. Vol 225. Câmara Brasileira de Jovens escritores/RJ. Poema: O entardecer de primavera. 2023.

Antologia de Poetas brasileiros vol 126. Câmara Brasileira de Jovens Escritores RJ. Poema: Carlos Gomes com belas óperas se consagrou. 2024.

 AUTORIA PRÓPRIA 
 - Livro "Um tributo à natureza". Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro. 2016.

Livro "Cirandas Poéticas" (Poesias) 2023. (Coleção Cirandas para Gostar de Ler)

Livro: "Ciranda dos Contos" (Contos) 2023. (Coleção Cirandas para Gostar de Ler)

Livro: "Poesia e Teatro: expressões divinas da arte". Publica

Livro solo – São Félix de Balsas – memórias de minha terra.

Livro solo – O Desdobrar da Educação Pública no Brasil – breves relatos.

Livro solo – Navegando no Teatro Poema. ISBN: 9786500815856. Ano: 2023.


Editora Baronesa

Livro solo: "Companhia das Artes". Editora Baronesa Rio de Janeiro. 2022
Livro solo: "Inspirações" Editora Baronesa Rio de Janeiro. 2022

Coletânea Digital/Mario de Andrade. Poema: Mário de Andrade com sua arte e seus escritos. 2022.

Enciclopédia Acadêmica ALSPA (Academia de Letras São Pedro da Aldeia). 2022.

Moçambique e Eu. Coletânea Digital Bilingue – Português – Emakhuwa. Poema: O baile das flores. 2023.

Coletânea "Elas". Poema: Mulher que ama e que educa. 2023.

A Baronesinha vai à escola. Poema: O baile dos pássaros. 2023.

Coletânea Excelência Cultural Euclides da Cunha. Poema: Menção a Euclides da Cunha. 2023.

 

ATUAÇÃO


- Circuito Cultura Viva - Poemas: Cantando a Terra e O Piauí que amo. Uruçuí/Piauí. 2017.
- Poema Cantando a Terra - Casa França Brasil - Rio de Janeiro. 2018.

Exposições

- Exposição Virtual GALERIA & CURADORIA TORTORELLI/ TV Channel 2022.

- Teve seu poema Francisco nos ensina exposto em placa em meio a outros autores na exposição Cartas ao Papa realizada em outubro de 2022 em Roma/Itália.

 

AUTOR DOS PROJETOS : 

- Cirandas para gostar de ler 

- Acervo Cultural São Félix de Balsas

- Companhia Teatro e Poesia

 Outros projetos:

 - Em 2016 realizou uma exposição  de sua obra Um tributo à natureza, livro publicado pela Editora Câmara Brasileira de Jovens Escritores - RJ. A Exposição foi realizada no CETI Maria Pires Lima em Uruçuí PI.

- Em 2018 é citado entre os demais escritores de Uruçuí no livro Urussuhy Cidade Menina, obra de Anchieta Santana.

- Em 20/09/2018 A Escolinha Menino Jesus em Uruçuí PI desenvolveu um projeto realizando uma exposição sob sua biografia - história de vida e obras como escritor. (HOMENAGEM).

- Em 17/10/2019 recebe homenagem com exposição de suas obras na FLIMEJE - Feira Literária Menino Jesus. Escolinha Menino Jesus, Uruçuí-PI. 
- Em 2019 faz parte do grupo de escritores uruçuienses citados na obra literária Encantos da Minha Terra, Um estudo sobre a literatura uruçuiense do poeta e escritor Anchieta Santana.

PRÊMIOS / TÍTULOS / HOMENAGENS

Prêmios:

 

Prêmio Láurea Maestro Wilson Dias da Fonseca pela ALUBRA. 2015.

 

Medalha de Mérito Literário (Certidão de Mérito Literário) pela Litteraria Academiae Lima Barreto.2016.

 

Troféu Evita Perón. Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires - Argentina. 2018.

 

Menção Honrosa - no V Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho pela Academia de Letras de Teófilo Otoni - Minas Gerais. 2020.

 

Menção Honrosa - no VI Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho pela Academia de Letras de Teófilo Otoni - Minas Gerais. 2021.

Medalha Patrono das Letras e das Ciências (Imperador D. Pedro II). Concedida pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA). 2021

Certificado de Mérito em Homenagem aos 160 anos de Antonio Parreiras. Concedido pela Academia Gonçalense de Belas Artes e FEBACLA. 2021.

Prêmio Amostra Cultural de Uruçuí "Poetas e escritores". Fundação Municipal de Cultura Mussolini Carvalho/ Prefeitura Municipal de Uruçuí/PI. 2021.

Destaque Social 2020, concedido pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (WORLD ORGANIZATION OF HUMAN RIGHTS DEFENDERS) 2021.

Destaque Educacional 2020. Concedido pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (WORLD ORGANIZATION OF HUMAN RIGHTS DEFENDERS) 2021.

Destaque Cultural 2020. Concedido pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (WORLD ORGANIZATION OF HUMAN RIGHTS DEFENDERS) 2021.

PRÊMIO - 1º Prêmio Apontador Evidências Literárias 2021. Título Referência Literária promovido e entregue pela Casa Literária Enoque Cardozo (CLEO), Academia Independente de Letras, Ordem Literária SCRIPTORIUM e Editora Casa de Bonecas.

Menção Honrosa - Certificado de Excelência pela participação na Antologia Eclipse Vital 2021. Outorgada pelo Selo Antologias Conectatum. Poema: Navegando no Lago dos Sonhos; Conto: Um rio e dois amores e a Crônica: Um abraço ao Lago das Águas Claras.

Prêmio Título de Referência Literária Contemporânea do 1º prêmio de Literatura Coleção Aplausos concedido pelo Selo das Antologias Conectatum.

Medalha e Botton Anita Garibalde pela Edição Comemorativa Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. Concedida pela Federação Brasileira dos acadêmicos das Ciências, Letras e Artes.

Diploma Caneta de Ouro, concedido pela Federação Brasileira dos acadêmicos das Ciências, Letras e Artes.

Prêmio Destaque Literária 2021. Concedido pela Editora Mágico de Oz.

Grande Prêmio Literário Gonçalves Dias. Concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes RJ em evento em São Luís do Maranhão. 2021.

Prêmio TV CHANEL NETWORK pela dedicação à arte, cultura e educação. 2021.

Destaque Educacional 2021 pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos. 2021.

Destaque Cultural 2021 pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos. 2021.

Destaque Social 2021 pela Organização Mundial dos defensores dos Direitos Humanos. 2021.

Prêmio Mário de Andrade. Editora Baronesa. 2022. Pelo centenário da Semana de Arte Moderna.

Prêmio Baronesa - excelência Literária - Homenagem ao bicentenário de maria firmina dos reis. 2022.

Prêmio Fundação Cultural Mussolini Carvalho - Antologia Literária Uruçuiense. 2022.

Prêmio TV CHANELL pelo emprenho na arte, cultura e educação/2022./Certificado de Honra Galeria & Curadoria Tortorelli.

Medalha Prêmio Cultural Caiçara – em homenagem ao dia do escritor realizado pela parceria das Academia de letras e Artes de cabo Frio /ALACAF e a Academia de letras de São Pedro da Aldeia /ALSPA RJ. 2022.

2º prêmio Literário Coleção Opostos. Título de Referência Literária Contemporânea 2022. Selo Antologias Conectatum.

Menção Honrosa no VII Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho. Academia de Letras de Teófilo Otoni/MG, 2022.

Prêmio Baronesa de Excelência Cultural na categoria Destaque Literário Cultural. Editora Baronesa – 2022.

Mérito Nacional da Cultura Brasileira - "Tributo à memória de Ruy Barbosa pelo dia do seu nascimento". Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos - OMDDH. 2022.

Mérito Educacional 2022. Organização Mundial dos defensores dos Direitos Humanos - OMDDH. 2022.

Certificado de Honra ao Mérito - Tributo à Memória de Sua Majestade Imperial D. Pedro I. Homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil. Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA. 2022.

Prêmio - Diploma Caneta de Ouro - Destaque do Ano 2022. Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA. 2022.

Prêmio - Artista Destaque 2023. Núcleo de Letras e Artes de Portugal e LITERARTE. 2013.

Prêmio Apoteose Cultural. Academia de Letras de São Pedro da Aldeia/RJ. 2023.

Prêmio Baronesa Excelência Literária Cultural. Medalha Excelência Literária Euclides da Cunha. Editora Baronesa. 2023.

Medalha Comemorativa Alusiva aos 150 anos de Santos Dumont “O Pai da Aviação”. 2023.

Prêmio Ativista Cultural do Ano. Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil. 2023.

Mérito Educacional 2023. Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos OMDDH.

Prêmio Baronesa Excelência Cultural 2023 – categoria Hors Concours Cultural. Edição Monteiro Lobato.

Prêmio Apoteose Imortal 2023. ALSPA Academia de Letras de São Pedro da Aldeia/RJ.

Diploma Caneta de Ouro – Destaque Literário 2023. Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciência, Letras e Artes/RJ

Mérito Acadêmico homenagem a Walt Whitman. Academia de letras de São Pedro da Aldeia/RJ. 2024.

Certificado de Mérito Literário - homenagem aos 500 anos do nascimento do Príncipe dos Poetas - Camões. Academia de Letras, Ciências e Artes da Amazônia Brasileira e Selo Editorial Antologias Brasil.

Títulos:

 

Membro Emérito da Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro.

 

Benfeitor das Ciências, Letras e Artes (Professor/Escritor). Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos. Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. 2020.

 

Benfeitor das Ciências, Letras e Artes (Professor/Poeta). Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos. Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. 2020.

Título Honorífico - Título de Personalidade Cultural do Ano de 2020. FEBACLA - Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. Rio de Janeiro - 2020.

Título de Grande Honra – Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro. Título concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, Rio de Janeiro.

Título Honorífico de Monumento Cultural. Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - AlSPA/RJ. 20123.

Título Notório Saber em Literatura. Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. RJ. 2023.

Mérito Educacional 2023. Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos OMDDH.

Comendas

- Comendador – Comenda Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes. Pela Sociedade Brasileira de Arte Cultura e Ensino. SP. 2018.

- Comendador da Arte Literária do Brasil. Medalha Comenda SCRIPTORIUM. Academia Independente de Letras São João/Pernambuco. 2021.

- Comendador - Comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa "O ÁGUIA DE HAIA". Concedido pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (WORLD ORGANIZATION OF HUMAN RIGHTS DEFENDERS) 2021.

- Comendador - Comenda Diplomata Joaquim Nabuco. Honraria concedida pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (WORD ORGANIZATION OF HUMAN RIGHTS DEFENDERS) 2021.

- Comendador - Comenda Mérito Literário Gonçalves Dias. Concedida pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes RJ. Evento realizado em São Luís do Maranhão. 2021.

- Comenda Padre José Maurício Nunes Garcia. Academia de Música do Brasil. 2021.

- Comenda Alexandre Levy. Academia de Música de São Paulo. 2021.

- Comenda Mário de Andrade. Academia de Música de São Paulo. 2021.

- Comenda Francisco Braga. academia de Música do Rio de janeiro. 2021.

Comenda Dom Pedro I – O Imperador do Brasil. Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos – OMDDH – Rio de Janeiro/2022.

Comenda Ativista da Cultura Nacional – FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Rio de Janeiro, 2022.

Comenda da Ordem do Mérito Cultural Barão de Mauá. ALAAG – Academia de Letras e Artes de Arroio Grande / Rio Grande do Sul. 2022.

- Comendador da Ordem da Águia Dourada de Blekinge. Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekingi e Grão - Ducal de Lapônia. 2022. 

- Título Honorífico Comendador Grão Colar da Justiça e da Paz. Outorga Grão Colar Diplomata Ruy Barbosa "O ÁGUIA DE HAIA". Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos - OMDDH. 2023.

- Altíssima Comenda Sigmund Freud. Academia de Letras de São Pedro da Aldeia/RJ - 2023.

- Comenda Rei Eurico “O REI DOS VISIGODOS”. Real Ordem da Águia Dourada de Blekinge. 2023.

- Comenda do Mérito Literário Machado de Assis - Patrono da Literatura Brasileira. Federação Brasileira dos acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. 2023.

- Comenda Notório Saber Em Cultura Popular Brasileira. Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. Rio de Janeiro 2023.

Embaixador

- Embaixador da Paz: Pela Paz Mundial, pelo Direito das Mulheres e pela Cultura sem Fronteiras. Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires - Argentina. 2018.

- Embaixador - Título Honorífico de Embaixador da Paz concedido pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos (WORD ORGANIZATION OF HUMAN RIGHTS DEFENDERS) 2021.

- Embaixador Internacional da Paz. Título concedido pelo Fórum Literário Mundial para a Paz e os Direitos Humanos (World literary Forum For Peace And Human Rights). BHUTAN, Ásia Meridional. 2021.

- Embaixador Cultural Brasil África – Associação Literária de Tarrafal de Santiago -ALTAS - em Cabo Verde – África. 2023.

- Embaixador Cultural da Paz – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes/FEBACLA /RJ. 2023.


Cavaleiro

- Cavaleiro Grande Oficial – Na Soberana Ordem da Coroa de Gotland – Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente.

- Cavaleiro Grande Oficial – Na Real Ordem dos Cavaleiros e Damas do Rei Ramiro II de Leão – Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente.

 

Chanceler

Chanceler Honorário da academia de Musicologia do Brasil

Homenagens

Homenagem III Festival Literário de Poesias: Cerrado, Homem e Natureza. Troféu Castro Alves. Uruçuí/PI. 2015.

Homenagem da Câmara Municipal de Vereadores de Uruçuí/PI. Poder Legislativo Municipal recebendo troféu. 2016.

Homenagem da Prefeitura Municipal de Uruçuí/PI pelo dia Mundial da Poesia, recebendo troféu. 2017.

Acervo dos Imortais. Perfil com uma obra do autor em azulejo no mural da Casa dos Poetas de Petrópolis RJ, cidade Imperial. 2021.

A capa de seu livro “Um tributo à natureza” na Escadaria das Capas de Livros – Casa dos Poetas de Petrópolis Cidade Imperial pelo Centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil. 2021.

Homenagem troféu AMCL - Academia Mundial de Cultura e Literatura/RJ. 2022.

Certificado de Homenagem do Núcleo de Letras e Artes de Portugal e Literarte pelo Destaque Literário no Livro Vozes Portuguesas 9. 2023.

- Em setembro de 2023 recebe homenagem nos desfiles de 7 de setembro com sua vida e obras literárias apresentadas pela Escola Genésia Neiva Damaceno. Secretaria Municipal de Educação de Uruçuí/PI.

Recebe homenagem na exposição de artes por ocasião do aniversário de 121 anos de Uruçuí/PI. 06/09/2023.

 

Doutor Honoris Causa

- Título de Doutor Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, 2020. Rio de Janeiro.

- Título de Doutor Honoris Causa em Educação pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos OMDDH. Rio de Janeiro 2021.


Nobiliárquico

 - Título de Barão Paladino de Blekinge - Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia.

- Título de Conde – Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Francisco Martins - homenagem nos desfiles de 7 de setembro/2023

Francisco Martins recebe homenagem da Secretaria Municipal de Educação de Uruçuí/PI tendo sua vida e obras literárias nos desfiles de 7 de setembro representadas pela escola Genésia Neiva Damaceno. Francisco Martins Silva , é um professor, escritor e poeta. Autor de diversas obras literárias, agraciado com valiosos prêmios e títulos concedido por renomadas instituições culturais e acadêmicas, e é membro de várias Academias de Letras, de Ciências e Artes. Entre seus livros já publicados destacamos: Um tributo à natureza; Companhia das Artes ; Inspirações ; São Félix de Balsas – memórias de minha terra ; O Desdobrar da Educação Pública no Brasil – breves relatos ; Cir andas Poéticas ; Ciranda dos Contos; Poesia e Teatro: expressões divinas da arte; o conto: A Barca; e as peças de teatro: A Senhora dos Livros, e, Uma Ciranda no Bosque ; e a crônica: Um abraço ao Lago das Águas Claras. Entre prêmios e títulos que recebeu destacamos: Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes; C

Barão Paladino de Blekinge

Professor, escritor e poeta Francisco Martins Silva recebe Título de Barão Paladino de Blekinge em evento promovido e concedido pela Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia, em 10 de dezembro de 2022. Honra e gratidão por receber o Título de Barão Paladino de Blekinge, Título concedido pela Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia. Gratidão a Dom Iguaci Luiz de Gouveia, Príncipe e Arquiduque Chefe de Nome e Armas da Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia, uma Dinastia Memorial em Exílio , que visa exclusivamente à preservação das tradições dos povos Godos, Visigodos e Ostrogodos, que faz parte da Jurisdição do território memorial e histórico da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, que tem como chefe Dinástico e Soberano, Sua Majestade Imperial e Real Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho;  e que nesta oportunidade tem me ind