Pular para o conteúdo principal

Educação Global - Dissertação
















        É de suma importância debatermos sobre educação nos tempos atuais, sobretudo, na visão global que a referida temática educacional nos promove. Os acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais que ocorrem em diferentes nações, e que de imediato são socializados por várias partes do mundo com os avançados e variados meios de comunicação, as ofertas de cursos além-fronteiras por países que de certa forma vem atraindo estudantes entre países, e assim, promovendo abertura e integração para atuação profissional dos mesmos, nos leva a entender  o verdadeiro sentido da educação global.
Convém ressaltar que diante de todos esses acontecimentos, precisamos mais do que nunca procurarmos analisar tais fatos e circunstâncias de forma crítica, buscando entender o que possa vir de negativo, destruidor e problemático, também, o que tem de positivo, educativo e construtivo, visto que, só assim podemos entender e fazer valer o que é útil para o avanço da educação neste mundo tão globalizado, pois, são inúmeros e de contextos diferentes cada acontecimento e informação que o mundo nos apresenta, e vemos então a grande necessidade também de se propor e aprovar melhores e mais apropriadas politicas de investimento na educação com uso de metodologias mais inclusivas, inculturadas  e acessíveis, e empenho na qualificação e valorização dos profissionais. Considerando então que as questões humanitárias sejam direcionadas para formação e aprimoramento de direitos humanos, que promova a paz e que conduza à prevenção de conflitos, norteando cada vez mais para que todos vivam com dignidade garantindo cidadania por meio da educação.
Diante de todo o contento exposto, é conveniente argumentar todo o esforço para que neste mundo globalizado seja prioridade o investimento para prática de uma educação para o desenvolvimento, uma educação também sustentável, pois, diante da rapidez e diversidade de informações de conflitos, concorrências, mudanças rápidas nos aspectos sociais, sobretudo, econômicos e culturais, pode-se detectar aspectos de exclusão, repressão e sofrimento, o que não é nada bom, e assim constata-se então o verdadeiro e necessário papel do que é buscarmos desenvolver uma educação mais contextualizada com os fatos sociais visando o bem de todos.
A conscientização e o domínio sobre a internet, as redes sociais, a visão e análise crítica sobre informações por meio de jornais e revistas de grande circulação faz-se urgente para que possamos contribuir com formação consciente e cidadã. As pesquisas científicas, a busca pelo aprendizado sobre as diferentes línguas, a noção e o entendimento sobre influências culturais tanto sobre etnias como religiões até com relação aos diálogos entre nações sobre a paz e o cessar de conflitos onde muito se debate e aprimora políticas públicas e sociais para assistência e inclusão das camadas sociais menos favorecidas são fatores primordiais que contribuem consideravelmente para o bem do planeta.
Portanto, deve-se valorizar cada informação, meio, noticias, temáticas e acontecimentos. Valorizar sempre mais os educadores e educandos, as novas tecnologias que surgem, o diálogo, as discussões e debates, a democratização dos meios de comunicação, o aprimoramento das praticas inclusivas e a socialização dos fatos e dos saberes, a inserção de novos e atualizados cursos buscando exercer a prática e expandindo opções para formação e profissionalização.


Francisco Martins Silva
Mestrando em Ciências da Educação
Unifuturo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERFIL BIOGRÁFICO

BIOGRAFIA Francisco Martins Silva – Professor, escritor e poeta Data de nascimento: 10 de dezembro de 1974, São Félix de Balsas – Maranhão. Filho de Manoel Pereira de Silva e Eliza Martins Reis. Em 1979, aos quatro anos de idade muda-se para Uruçuí -PI. - Estuda a 1ª série do primário na Unidade Escolar Cícero Coelho em Uruçuí em 1981. - Em 1982 retorna a São Félix de Balsas – MA onde deu continuidade   e concluiu   todo o ensino fundamental na Unidade Integrada Henrique Martins. -De   1990 a 1992 cursou o ensino médio (curso científico) no Centro de Ensino de 2º Grau Rosário de Maria Nina Costa em São Raimundo das Mangabeiras – Maranhão. - Em 1993 retorna a São Félix de Balsas – MA e cursa o magistério na Escola Normal Tonico Martins. - Em 1994 como professor contratado ministra aulas de Geografia na Unidade Integrada Henrique Martins em São Félix de Balsas - MA. - Em 1995 ainda em São Félix de Balsas p

Francisco Martins - homenagem nos desfiles de 7 de setembro/2023

Francisco Martins recebe homenagem da Secretaria Municipal de Educação de Uruçuí/PI tendo sua vida e obras literárias nos desfiles de 7 de setembro representadas pela escola Genésia Neiva Damaceno. Francisco Martins Silva , é um professor, escritor e poeta. Autor de diversas obras literárias, agraciado com valiosos prêmios e títulos concedido por renomadas instituições culturais e acadêmicas, e é membro de várias Academias de Letras, de Ciências e Artes. Entre seus livros já publicados destacamos: Um tributo à natureza; Companhia das Artes ; Inspirações ; São Félix de Balsas – memórias de minha terra ; O Desdobrar da Educação Pública no Brasil – breves relatos ; Cir andas Poéticas ; Ciranda dos Contos; Poesia e Teatro: expressões divinas da arte; o conto: A Barca; e as peças de teatro: A Senhora dos Livros, e, Uma Ciranda no Bosque ; e a crônica: Um abraço ao Lago das Águas Claras. Entre prêmios e títulos que recebeu destacamos: Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes; C

Ciranda das luzes (monólogo)

Ciranda das luzes (monólogo). Conto Poético  Projeto: Companhia Teatro e Poesia  Por Francisco Martins Silva  Ciranda das luzes é um monólogo que a partir de sua forma literária como um conto poético, relata a mensagem abordada pela personagem por meio da qual expõe de forma clara e emocionante sua sensibilidade humana e espiritual, seus sonhos, desejos, e a busca pela descoberta dos dons e do sentido da vida, buscando envolver o leitor no mundo imaginário, de ideias e emoções, relatando por meio de um sonho o que um ser tão sonhador e apaixonado pela vida é capaz de manifestar.       Ciranda das luzes – Teatro Gênero – Drama Personagem – 1 Uruçuí – Piauí 2021 Época – período vigente Lugar – cenário adaptado com cortinas e boa iluminação     Personagem - Aeron                                                            CENA 1 [Num cenário que representa um palco de teatro o interprete a recitar o monólogo poético com clareza e emoção]   INTÉRPRE