É de suma importância debatermos sobre educação nos tempos atuais, sobretudo, na visão global que a referida temática educacional nos promove. Os acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais que ocorrem em diferentes nações, e que de imediato são socializados por várias partes do mundo com os avançados e variados meios de comunicação, as ofertas de cursos além-fronteiras por países que de certa forma vem atraindo estudantes entre países, e assim, promovendo abertura e integração para atuação profissional dos mesmos, nos leva a entender o verdadeiro sentido da educação global.
Convém
ressaltar que diante de todos esses acontecimentos, precisamos mais do que
nunca procurarmos analisar tais fatos e circunstâncias de forma crítica,
buscando entender o que possa vir de negativo, destruidor e problemático,
também, o que tem de positivo, educativo e construtivo, visto que, só assim
podemos entender e fazer valer o que é útil para o avanço da educação neste
mundo tão globalizado, pois, são inúmeros e de contextos diferentes cada
acontecimento e informação que o mundo nos apresenta, e vemos então a grande
necessidade também de se propor e aprovar melhores e mais apropriadas politicas
de investimento na educação com uso de metodologias mais inclusivas, inculturadas e acessíveis, e empenho na qualificação e
valorização dos profissionais. Considerando então que as questões humanitárias
sejam direcionadas para formação e aprimoramento de direitos humanos, que
promova a paz e que conduza à prevenção de conflitos, norteando cada vez mais
para que todos vivam com dignidade garantindo cidadania por meio da educação.
Diante
de todo o contento exposto, é conveniente argumentar todo o esforço para que
neste mundo globalizado seja prioridade o investimento para prática de uma
educação para o desenvolvimento, uma educação também sustentável, pois, diante
da rapidez e diversidade de informações de conflitos, concorrências, mudanças
rápidas nos aspectos sociais, sobretudo, econômicos e culturais, pode-se
detectar aspectos de exclusão, repressão e sofrimento, o que não é nada bom, e
assim constata-se então o verdadeiro e necessário papel do que é buscarmos
desenvolver uma educação mais contextualizada com os fatos sociais visando o
bem de todos.
A
conscientização e o domínio sobre a internet, as redes sociais, a visão e análise
crítica sobre informações por meio de jornais e revistas de grande circulação
faz-se urgente para que possamos contribuir com formação consciente e cidadã. As pesquisas científicas, a busca pelo aprendizado sobre as diferentes línguas, a noção e o entendimento
sobre influências culturais tanto sobre etnias como religiões até com relação
aos diálogos entre nações sobre a paz e o cessar de conflitos onde muito se
debate e aprimora políticas públicas e sociais para assistência e inclusão das
camadas sociais menos favorecidas são fatores primordiais que contribuem
consideravelmente para o bem do planeta.
Portanto,
deve-se valorizar cada informação, meio, noticias, temáticas e acontecimentos.
Valorizar sempre mais os educadores e educandos, as novas tecnologias que
surgem, o diálogo, as discussões e debates, a democratização dos meios de
comunicação, o aprimoramento das praticas inclusivas e a socialização dos fatos
e dos saberes, a inserção de novos e atualizados cursos buscando exercer a prática e expandindo opções para
formação e profissionalização.
Francisco Martins Silva
Mestrando em Ciências da Educação
Unifuturo
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