Pular para o conteúdo principal

Francisco Martins - homenagem nos desfiles de 7 de setembro/2023



Francisco Martins recebe homenagem da Secretaria Municipal de Educação de Uruçuí/PI tendo sua vida e obras literárias nos desfiles de 7 de setembro representadas pela escola Genésia Neiva Damaceno.

Francisco Martins Silva, é um professor, escritor e poeta. Autor de diversas obras literárias, agraciado com valiosos prêmios e títulos concedido por renomadas instituições culturais e acadêmicas, e é membro de várias Academias de Letras, de Ciências e Artes.

Entre seus livros já publicados destacamos: Um tributo à natureza; Companhia das Artes; Inspirações; São Félix de Balsas – memórias de minha terra; O Desdobrar da Educação Pública no Brasil – breves relatos; Cirandas Poéticas; Ciranda dos Contos; Poesia e Teatro: expressões divinas da arte; o conto: A Barca; e as peças de teatro: A Senhora dos Livros, e, Uma Ciranda no Bosque; e a crônica: Um abraço ao Lago das Águas Claras.

Entre prêmios e títulos que recebeu destacamos: Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes; Comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa; Comenda do Mérito Literário Gonçalves Dias; Comenda Dom Pedro I; Comenda da Ordem do Mérito Barão de Mauá; Altíssima Comenda Sgmund Freud; título de Embaixador Brasil/África; título de Doutor Honoris Causa em Literatura; ganhador do prêmio Ativista Cultural do Ano 2023; do prêmio Baronesa de Excelência Cultural; do prêmio Mario de Andrade, e de Menção Honrosa no Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho.

Francisco Martins faz parte de mais de 30 Academias de Letras, Artes e Ciências e aqui destacamos algumas: Academia de Letras de Teófilo Otoni/Minas Gerais; Academia Literária Lima Barreto/Rio de Janeiro; Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul; Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes; Academia de Letras de São Pedro da aldeia/Rio de Janeiro; Academia Brasileira de História e Literatura; Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes/Rio de Janeiro; Academia Luminescência Brasileira/São Paulo; Academia de Letras e Artes de Portugal; Núcleo Acadêmico Italiano de Ciências, letras e Artes/Itália; Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires/Argentina e membro do Círculo Acadêmico de Letras e Artes de Moçambique/África.





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERFIL BIOGRÁFICO

BIOGRAFIA Francisco Martins Silva – Professor, escritor e poeta Data de nascimento: 10 de dezembro de 1974, São Félix de Balsas – Maranhão. Filho de Manoel Pereira de Silva e Eliza Martins Reis. Em 1979, aos quatro anos de idade muda-se para Uruçuí -PI. - Estuda a 1ª série do primário na Unidade Escolar Cícero Coelho em Uruçuí em 1981. - Em 1982 retorna a São Félix de Balsas – MA onde deu continuidade   e concluiu   todo o ensino fundamental na Unidade Integrada Henrique Martins. -De   1990 a 1992 cursou o ensino médio (curso científico) no Centro de Ensino de 2º Grau Rosário de Maria Nina Costa em São Raimundo das Mangabeiras – Maranhão. - Em 1993 retorna a São Félix de Balsas – MA e cursa o magistério na Escola Normal Tonico Martins. - Em 1994 como professor contratado ministra aulas de Geografia na Unidade Integrada Henrique Martins em São Félix de Balsas - MA. - Em 1995 ainda em São Félix de Balsas p

Ciranda das luzes (monólogo)

Ciranda das luzes (monólogo). Conto Poético  Projeto: Companhia Teatro e Poesia  Por Francisco Martins Silva  Ciranda das luzes é um monólogo que a partir de sua forma literária como um conto poético, relata a mensagem abordada pela personagem por meio da qual expõe de forma clara e emocionante sua sensibilidade humana e espiritual, seus sonhos, desejos, e a busca pela descoberta dos dons e do sentido da vida, buscando envolver o leitor no mundo imaginário, de ideias e emoções, relatando por meio de um sonho o que um ser tão sonhador e apaixonado pela vida é capaz de manifestar.       Ciranda das luzes – Teatro Gênero – Drama Personagem – 1 Uruçuí – Piauí 2021 Época – período vigente Lugar – cenário adaptado com cortinas e boa iluminação     Personagem - Aeron                                                            CENA 1 [Num cenário que representa um palco de teatro o interprete a recitar o monólogo poético com clareza e emoção]   INTÉRPRE