Pular para o conteúdo principal

Projeto Acervo Cultural São Félix de Balsas


Autor: Francisco Martins Silva


INTRODUÇÃO

O município de São Félix de Balsas localizado no sul do Maranhão, na região dos cerrados maranhense, tem sua história marcada por diversos fatores como povoamento, migração de moradores vindos do Piauí, um histórico de fé e devoção a São Félix de Valóis, a importância de sua localização às margens do rio Balsas, o processo de emancipação e desdobramentos políticos, enfim... uma riqueza de manifestações históricas e culturais que pelo presente projeto Acervo Cultural São Félix de Balsas, propõe-se a realizar de maneira mais dinâmica e criativa um estudo, coleta de dados e informações, exposição, aprendizado e valorização de sua  trajetória política, social e cultural.
São Félix de Balsas sempre teve nas suas origens e formação territorial e social a influência daqueles que por buscarem terras férteis para habitarem como propósito de se instalarem na região adotando as práticas de criação de animais e plantações para sobrevivência, o que provocou o seu processo de habitação. O Aldeamento São Félix da Boa Vista foi um marco na formação de povoamento por habitantes que migraram do Piauí e por indígenas que foram usados como trabalhadores escravos no século XVIII.
Veio então a tornar-se Distrito São Félix de Balsas com a lei provincial nº 13, de 08 de maio de 1835, ficando assim subordinado a Loreto, isto em meados do século XIX, e sobre influência de migrantes piauienses, sobretudo, da família de Manoel Martins Reis e dona Josefa Antunes Macedo pais de Henrique Martins vindos de São Raimundo Nonato  - Piauí, ganhou uma maior proporção no seu aspecto de povoamento e desdobramento cultural.
Tornou-se então povoado pertencente a Loreto – MA e que juntamente com o povoado Batateiras sempre tiveram destaque no cenário municipal por conta do forte poder de representação de pessoas capazes na atuação politica enquanto pertencente ao município de Loreto, o que se confirma dentre os filhos de São Félix de Balsas Antonio Martins Macedo (Tonico Martins) e Augusto Martins se tornarem prefeitos municipais em Loreto e Manoel Pereira da Silva, vereador, o que motivou o levante de um processo de luta pela emancipação de São Félix de Balsas como município, o que se concretizou pela lei 1.852 de 9 de novembro de 1959 passando a vigorar a partir da janeiro de 1961, e como distrito sede instalado em 12 de abril de 1961.
Após aprovação de emancipação, o município de São Félix teve como primeiro prefeito provisório Claro Martins e primeiro prefeito eleito pelo voto direto Francisco Martins Santos (Santos Martins), este com um mandato de seis anos.


JUSTIFICATIVA

Ao longo de mais de meio século de sua emancipação, o município de São Félix de Balsas tem-se destacado em vários aspectos, tais como: político, por ser um território habitado e influenciado por suas famílias na condução de ação administrativa; religioso, por haver forte manifestação de fé e devoção; cultural, pelas tradições folclóricas e ritos de seus moradores, como também por despertar interesse para projetos de pesquisas científicas que já se tem sido constatado.
Por ser um município que para o cenário maranhense, para os filhos da terra, e sobretudo, para muitos que de tão distante são atraídos, seja pela sua história, seja pelas manifestações de fé e devoção no seu meio religioso, pelo seu caráter cultural, é oportuno com a criação do Projeto Acervo Cultural São Félix de Balsas, fazermos um levante sobre tão importantes fatores que compõem a sua formação, com a finalidade de resgatar a história e a cultura de São Félix de Balsas, este município do sul do Maranhão que constituído pelos seus aspectos histórico enriquecem e norteiam vidas que se enraizaram no solo são felense.

OBJETIVOS
Objetivo Geral
Promover por meio da pesquisa, da analise e exposições, o conhecimento sobre a origem de povoamento e o processo histórico de emancipação, dos fatores culturais e sociais do município de São Félix de Balsas.

Objetivos específicos
- Debater sobre questões políticas e sociais do município.
- Valorizar aspectos e fatores religiosos e culturais da região.
- Despertar o interesse pela história do município e desdobramentos políticos.
- Promover exposições com materiais referentes à emancipação política, cultural, religioso e social do município.
- Conhecer a história antes da emancipação do município como: os primeiros moradores, convívio indígena, a fé e devoção no padroeiro da cidade.
- Catalogar e criar fontes de pesquisa sobre sua história.
- Promover uma maior discussão e conscientização sobre o processo de criação do Santuário São Félix de Valóis.
- Tornar conhecido e notório seus aspectos históricos.

AÇÕES
Sobre a realização do Projeto Acervo Cultural São Félix de Balsas pretende-se pesquisar, valorizar, promover exposições e preservar a história e a cultura do município executando ações como:
- Realizando estudos e pesquisas sobre o município de São Félix de Balsas coletando materiais impressos, imagens, fotografias antigas e atuais, objetos de valores históricos e culturais;
- Executando palestras abordando fatores que norteiam a trajetória do município de São Félix de Balsas;
- Realização de entrevistas com pessoas que possam contribuir consideravelmente com informações verídicas sobre a história do município.
- Pretende-se realizar exposições do acervo em escolas e locais com relevância para sua divulgação;
- Criação de um blog na internet sobre sua história e desdobramentos políticos e cultuais com a finalidade de servir como meio de acesso para estudo e pesquisa;
- Publicação de um livro como meio de preservar e imortalizar a história e a cultura do município de São Félix de Balsas;
- Produção de um documentário sobre as manifestações políticas, culturais e religiosas da região.
- Buscando homenagear pessoas e familiares da região que tenham desempenhado relevante papel na história tanto política, social, cultural e educacional do município.
- Manutenção de um escritório-sede como sala de cultura para preservação do Acervo.


METODOLOGIA

O desenvolvimento do Projeto realizar-se-á por meio da pesquisa e levantamento de dados através de livros, entrevistas, pesquisas na internet, análise de imagens, fotografias, mapas, atas, decretos e leis (pesquisa documental), visitas e averiguações in loco (pesquisa de campo) e promovendo palestras e debates sobre os fatores histórico-culturais da região.
A página no facebook criada para exposição, divulgação e interação com a comunidade é de suma importância para publicações como também para captação de informações relevantes da nossa história, servindo como meio de agregar a comunidade.
As postagens no blog serão feitas de forma gradativa conforme captação de dados, matérias e informações importantes para o Acervo.
Com o documentário pretende-se produzir imagens com fotos, filmagens de eventos sociais, documentos, manifestações políticas, artísticas, religiosas e culturais para preservação e divulgação do Acervo.
O livro vem a priorizar os aspectos históricos políticos, sociais e culturais com a finalidade de preservar e imortalizar o processo de desdobramento histórico do município de São Félix de Balsas.


CULMINÂNCIA

Com o escritório-sede e espaço cultural para o Acervo, o blog para pesquisas, a publicação do livro, a produção do documentário pretende-se constatar que São Félix de Balsas tenha sido agraciado com um Acervo Cultural que lhe represente e que nossa população, estudantes, educadores e demais pessoas possam usufruírem deste benefício.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Francisco Martins - homenagem nos desfiles de 7 de setembro/2023

Francisco Martins recebe homenagem da Secretaria Municipal de Educação de Uruçuí/PI tendo sua vida e obras literárias nos desfiles de 7 de setembro representadas pela escola Genésia Neiva Damaceno. Francisco Martins Silva , é um professor, escritor e poeta. Autor de diversas obras literárias, agraciado com valiosos prêmios e títulos concedido por renomadas instituições culturais e acadêmicas, e é membro de várias Academias de Letras, de Ciências e Artes. Entre seus livros já publicados destacamos: Um tributo à natureza; Companhia das Artes ; Inspirações ; São Félix de Balsas – memórias de minha terra ; O Desdobrar da Educação Pública no Brasil – breves relatos ; Cir andas Poéticas ; Ciranda dos Contos; Poesia e Teatro: expressões divinas da arte; o conto: A Barca; e as peças de teatro: A Senhora dos Livros, e, Uma Ciranda no Bosque ; e a crônica: Um abraço ao Lago das Águas Claras. Entre prêmios e títulos que recebeu destacamos: Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes; C

PERFIL BIOGRÁFICO

BIOGRAFIA Francisco Martins Silva – Professor, escritor e poeta Data de nascimento: 10 de dezembro de 1974, São Félix de Balsas – Maranhão. Filho de Manoel Pereira de Silva e Eliza Martins Reis. Em 1979, aos quatro anos de idade muda-se para Uruçuí -PI. - Estuda a 1ª série do primário na Unidade Escolar Cícero Coelho em Uruçuí em 1981. - Em 1982 retorna a São Félix de Balsas – MA onde deu continuidade   e concluiu   todo o ensino fundamental na Unidade Integrada Henrique Martins. -De   1990 a 1992 cursou o ensino médio (curso científico) no Centro de Ensino de 2º Grau Rosário de Maria Nina Costa em São Raimundo das Mangabeiras – Maranhão. - Em 1993 retorna a São Félix de Balsas – MA e cursa o magistério na Escola Normal Tonico Martins. - Em 1994 como professor contratado ministra aulas de Geografia na Unidade Integrada Henrique Martins em São Félix de Balsas - MA. - Em 1995 ainda em São Félix de Balsas p

Barão Paladino de Blekinge

Professor, escritor e poeta Francisco Martins Silva recebe Título de Barão Paladino de Blekinge em evento promovido e concedido pela Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia, em 10 de dezembro de 2022. Honra e gratidão por receber o Título de Barão Paladino de Blekinge, Título concedido pela Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia. Gratidão a Dom Iguaci Luiz de Gouveia, Príncipe e Arquiduque Chefe de Nome e Armas da Antiquíssima e Soberana Casa Principesca de Blekinge e Grão-Ducal de Lapônia, uma Dinastia Memorial em Exílio , que visa exclusivamente à preservação das tradições dos povos Godos, Visigodos e Ostrogodos, que faz parte da Jurisdição do território memorial e histórico da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, que tem como chefe Dinástico e Soberano, Sua Majestade Imperial e Real Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho;  e que nesta oportunidade tem me ind