Pular para o conteúdo principal

A Senhora dos Livros - Peça de Teatro







       A SENHORA DOS LIVROS
(Peça de Teatro)






Francisco Martins Silva

 

A peça A Senhora dos Livros é uma abordagem sobre o mundo da leitura, do gosto por livros e artes literárias. É representada num cenário que caracteriza um salão, o Salão dos Livros cujo ambiente é bastante visitado por aqueles que prezam pela leitura, pelo universo poético, dos contos, da imaginação e das fábulas.


O DOM DE LER

Ler é a arma do aprendiz,
É o farol na busca do conhecimento,
É o caminhar pelas linhas e entrelinhas
Das palavras e das frases de poder
Que levam à formação,
É o desdobrar dos pilares
Para o mais alto grau da Educação

Francisco Martins Silva







A senhora dos livros - Peça de Teatro
Gênero: drama
Personagens: 7
Por Francisco Martins Silva
Uruçuí – Piauí
2018








  Personagens

A Senhora dos livros
Ana Mel
Léo
Dona Quitéria
Bento
Maria Flora
Juan






Época: Primeira metade do século XXI
Lugar: No belo e encantado Salão dos Livros



PRIMEIRO ATO
[Num cenário que representa um salão todo bem caracterizado transmitindo a ideia de uma sala de livros, bem apropriado para exposição de diversas obras literárias com objetivo de receber visitantes leitores que se fascinam pelo mundo das fábulas e das lendas. No centro há uma mulher que representa a Senhora dos livros, esta dialoga com as crianças, jovens e até adultos que procuram o salão para conhecerem as obras de artes literárias].

CENA I

NARRADOR
(Voz pausada e grave. Em tom poético. Fundo musical)
- Num belo salão ornamentado por livros em estantes, prateleiras, mesas e até no chão...
De livros com vários títulos, temas, assuntos, histórias de literatura pra todos os gostos. Dos poemas aos contos, dos romances aos ensaios, das crônicas às peças de teatro, enfim... um vasto mundo para leituras que desperta o imaginário, as fantasias, os ideais... nossa, quanta inspiração!
Meninos e meninas, jovens de todas as escolas e regiões, crianças desde as mais pequeninas em busca de livros, visitam o tão nobre e esplendoroso salão. E para todas as dúvidas, curiosidades e explicações, está lá no centro do grande salão, A Senhora dos livros, para com muito carinho, amor e atenção tirar as dúvidas e dar todas as explicações.
Ela, toda poética, colorida, comunicativa, bela e receptiva, dialoga bem com as crianças, jovens e até adultos que gostam e procuram livros para com a leitura e a escrita realizarem seus gostos e atitudes, viajarem pelo mundo das lendas, das fábulas e da imaginação, pois ali naquele salão com tanta leitura, só dá mesmo é muita diversão.

[Os visitantes passeiam pelo salão, olham, apanham livros das estantes, do chão, das mesas, todos com ar de curiosidade e encanto enquanto a Senhora dos livros faz gestos de acolhida a todos]

ANA MEL
(Entra no salão. Admirada)
Olá, nossa! Quanta novidade aqui! Quero ler todos...

LÉO
(Emocionado e feliz)
Aqui é meu lugar preferido. De tudo tem pra se ler e estudar, é um acervo de obras literárias, é um encanto de lugar!

DONA QUITÉRIA
(bem-humorada orientado as crianças)
Vejam crianças, como é magnífico tudo isso! Livros pra todos os gostos, muita arte e muita leitura e pra qualquer esclarecimento temos a Senhora dos Livros, um encanto de pessoa.

SENHORA DOS LIVROS
(Educada e poética, bem-humorada e com tom suave e em versos - cantantes, se manifesta para as crianças)
Bom dia crianças, meus amores,
Sejam todas bem-vindas a este nobre Salão dos Livros
Nele tem obras de vários e maravilhosos autores.
Eu sou a Senhora dos Livros, e estou aqui para ajudá-los.
Vejo que querem algo e eu estou aqui para orientá-los.

ANA MEL
(Comovida e emocionada)
Ó, minha Senhora, Ó Senhora dos Livros,
Eu sou Ana Mel,
Encanto-me com este lugar,
Quero ler poemas e contos
Só pra me emocionar.
E este é meu amiguinho Léo
Que também gosta de contos e historinhas
Para se animar.

SENHORA DOS LIVROS
Muito me agrada vossa presença
Menino Léo, aqui neste salão
Tem tudo que você quiser,
Só basta ler com atenção.

LÉO
Gosto dos contos e das crônicas,
Leio com muita atenção,
Pois quero ser escritor,
E produzir textos com dedicação.

ANA MEL
Vem Juan, veja! Vem Bento aqui tem o que vocês gostam de ler.

BENTO
Os versos que falam de animais, aves e plantas, de todos eu quero ler.

JUAN
E a Senhora dos Livros! Nossa que pessoa mais encantadora!

DONA QUITÉRIA
Vejam meninos as revistas em quadrinhos, os textos infantojuvenil, a Senhora dos Livros pode até dá dicas de dissertação, artigos e redações para fazer na escola.

SENHORA DOS LIVROS
Amados, cada produção precisa de uma introdução, de desenvolvimento e conclusão. Um título do seu agrado com uma temática bem escrita e contextualizada. Precisa ter gosto pela leitura, pois só lendo bem, pode-se produzir bem e de forma apropriada.

MARIA FLORA
Ó Senhora dos Livros, e as poesias, daquelas bem rimadas? Os versos são a minha paixão!

SENHORA DOS LIVROS
Cada rima é produzida por palavras com terminações bem combinadas. Tem os sonetos, os indrisos, os triolés, os rondeis, e mais outras formas onde encontramos as rimas.

NARRADOR
(Em tom suave)
Cada criança e cada jovem que frequenta o Salão dos Livros volta para casa mais e mais motivado e feliz. Os adultos como dona Quitéria eu é mãe e professora sempre e sempre vem ao salão com suas crianças. Ana Mel sempre bem-humorada e feliz anima as outras crianças a visitarem o salão. O menino Léo desde que atendeu ao primeiro convite, nunca mais deixou de visitá-lo e Maria Flora, Bento e Juan tornaram-se adeptos da leitura.

ANA MEL
Vejo que é gratificante demais virmos sempre aqui, visitarmos este belo salão, conhecermos as obras, tantos e tantos livros que nos incentivam à leitura. Sem falar na Senhora dos Livros, uma mulher genial, uma formosura.

LÉO
Precisamos valorizar mais e mais este salão com todo o seu acervo que aqui se encontra, que cada criança e jovem nunca fique sem livros, que a educação, a cultura sejam prioridade a todos e todas por meio do estudo, da leitura, da pesquisa e seja por isso, este salão sempre visitado.

SENHORA DOS LIVROS
(levanta-se de seu trono e profere um breve discurso)
Amadas crianças,
Estimados jovens e demais adultos, amigos e familiares,
Sintam-se acolhidos neste salão, que cada livro, cada obra seja por vós contemplada,
Zelai, pois, por este valoroso espaço, visitai-o sempre, e a cultura, o saber e o conhecimento os contemplarão.

TODOS

Seremos eternos leitores,
Valorizemos com dedicação este nobre salão,
Ó Senhora dos Livros,
És nossa educadora, professora, motivadora,
Por vós temos plena gratidão.

[Todos reverenciam o público e fecham-se as cortinas]


FIM




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERFIL BIOGRÁFICO

BIOGRAFIA Francisco Martins Silva – Professor, escritor e poeta Data de nascimento: 10 de dezembro de 1974, São Félix de Balsas – Maranhão. Filho de Manoel Pereira de Silva e Eliza Martins Reis. Em 1979, aos quatro anos de idade muda-se para Uruçuí -PI. - Estuda a 1ª série do primário na Unidade Escolar Cícero Coelho em Uruçuí em 1981. - Em 1982 retorna a São Félix de Balsas – MA onde deu continuidade   e concluiu   todo o ensino fundamental na Unidade Integrada Henrique Martins. -De   1990 a 1992 cursou o ensino médio (curso científico) no Centro de Ensino de 2º Grau Rosário de Maria Nina Costa em São Raimundo das Mangabeiras – Maranhão. - Em 1993 retorna a São Félix de Balsas – MA e cursa o magistério na Escola Normal Tonico Martins. - Em 1994 como professor contratado ministra aulas de Geografia na Unidade Integrada Henrique Martins em São Félix de Balsas - MA. - Em 1995 ainda em São Félix de Balsas p

Francisco Martins - homenagem nos desfiles de 7 de setembro/2023

Francisco Martins recebe homenagem da Secretaria Municipal de Educação de Uruçuí/PI tendo sua vida e obras literárias nos desfiles de 7 de setembro representadas pela escola Genésia Neiva Damaceno. Francisco Martins Silva , é um professor, escritor e poeta. Autor de diversas obras literárias, agraciado com valiosos prêmios e títulos concedido por renomadas instituições culturais e acadêmicas, e é membro de várias Academias de Letras, de Ciências e Artes. Entre seus livros já publicados destacamos: Um tributo à natureza; Companhia das Artes ; Inspirações ; São Félix de Balsas – memórias de minha terra ; O Desdobrar da Educação Pública no Brasil – breves relatos ; Cir andas Poéticas ; Ciranda dos Contos; Poesia e Teatro: expressões divinas da arte; o conto: A Barca; e as peças de teatro: A Senhora dos Livros, e, Uma Ciranda no Bosque ; e a crônica: Um abraço ao Lago das Águas Claras. Entre prêmios e títulos que recebeu destacamos: Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes; C

Ciranda das luzes (monólogo)

Ciranda das luzes (monólogo). Conto Poético  Projeto: Companhia Teatro e Poesia  Por Francisco Martins Silva  Ciranda das luzes é um monólogo que a partir de sua forma literária como um conto poético, relata a mensagem abordada pela personagem por meio da qual expõe de forma clara e emocionante sua sensibilidade humana e espiritual, seus sonhos, desejos, e a busca pela descoberta dos dons e do sentido da vida, buscando envolver o leitor no mundo imaginário, de ideias e emoções, relatando por meio de um sonho o que um ser tão sonhador e apaixonado pela vida é capaz de manifestar.       Ciranda das luzes – Teatro Gênero – Drama Personagem – 1 Uruçuí – Piauí 2021 Época – período vigente Lugar – cenário adaptado com cortinas e boa iluminação     Personagem - Aeron                                                            CENA 1 [Num cenário que representa um palco de teatro o interprete a recitar o monólogo poético com clareza e emoção]   INTÉRPRE